Um panorama sobre a comunicação médico paciente, como repassar notícias difíceis: uma revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i3.10074

Resumen

A comunicação médico-paciente é um componente essencial na prática médica, influenciando diretamente a qualidade do atendimento, a satisfação do paciente e os resultados do tratamento. Em particular, a comunicação de notícias difíceis, como diagnósticos de doenças graves ou terminais, é uma tarefa desafiadora que os médicos enfrentam regularmente. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a comunicação médico-paciente no contexto de repassar notícias difíceis, com o objetivo de compreender as melhores práticas e estratégias para lidar com essas situações. A metodologia envolveu uma busca sistemática de artigos publicados em bases de dados acadêmicas, incluindo estudos experimentais, observacionais e qualitativos. Os critérios de inclusão e exclusão foram claramente definidos e a qualidade dos estudos incluídos foi avaliada usando uma ferramenta de avaliação de qualidade apropriada. Os resultados da revisão destacaram a importância do treinamento em comunicação para médicos, o uso de protocolos e a demonstração de empatia como estratégias importantes para melhorar a qualidade da comunicação. Ficou evidente que a maneira como as notícias são comunicadas pode afetar significativamente a percepção do paciente sobre sua condição, sua satisfação com o atendimento e sua adesão ao tratamento. Portanto, é imperativo que os médicos sejam treinados adequadamente em comunicação para lidar com essas situações de maneira sensível e eficaz. Este estudo contribui para a compreensão das melhores práticas na comunicação médico-paciente de notícias difíceis, fornecendo recomendações para a prática clínica e sugestões para pesquisas futuras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BACK, A. L. et al. Efficacy of communication skills training for giving bad news and discussing transitions to palliative care. Archives of Internal Medicine, v. 165, n. 6, p. 609-614, 2005.

BAILE, W. F. et al. SPIKES-A six-step protocol for delivering bad news: application to the patient with cancer. The Oncologist, v. 5, n. 4, p. 302-311, 2000.

BALINT, M. et al. The doctor, his patient, and the illness. International Journal of Psychiatry in Medicine, v. 23, n. 1, p. 1-11, 1993.

BEAUCHAMP, T. L.; CHILDRESS, J. F. Principles of biomedical ethics. Oxford: Oxford University Press, 2001.

CHARLES, C.; GAFNI, A.; WHELAN, T. Decision-making in the physician–patient encounter: revisiting the shared treatment decision-making model. Social Science & Medicine, v. 49, n. 5, p. 651-661, 1999.

ELWYN, G. et al. Shared decision making: a model for clinical practice. Journal of General Internal Medicine, v. 27, n. 10, p. 1361-1367, 2012.

EPSTEIN, R. M.; STREET, R. L. Patient-centered communication in cancer care: promoting healing and reducing suffering. Bethesda: National Cancer Institute, NIH Publication No. 07-6225, 2007.

FALLOWFIELD, L.; JENKINS, V.; FAREWELL, V. Enduring impact of communication skills training: results of a 12-month follow-up. British Journal of Cancer, v. 87, n. 8, p. 849-855, 2002.

FREIDSON, E. Profession of medicine: a study of the sociology of applied knowledge. New York: Dodd, Mead, 1970.

GIDDENS, A. Modernity and self-identity: Self and society in the late modern age. Stanford: Stanford University Press, 1994.

LAINE, C.; DAVIDOFF, F. Patient-centered medicine: a professional evolution. JAMA, v. 275, n. 2, p. 152-156, 1996.

LEVINSON, W. et al. Physician-patient communication: the relationship with malpractice claims among primary care physicians and surgeons. JAMA, v. 277, n. 7, p. 553-559, 1997.

MAGER, W. M.; ANDRYKOWSKI, M. A. Communication in the cancer ‘bad news’ consultation: patient perceptions and psychological adjustment. Psycho-Oncology: Journal of the Psychological, Social and Behavioral Dimensions of Cancer, v. 11, n. 1, p. 35-46, 2002.

ONG, L. M. et al. Doctor-patient communication: a review of the literature. Social Science & Medicine, v. 40, n. 7, p. 903-918, 1995.

PTACEK, J. T.; EBERHARDT, T. L. Breaking bad news. A review of the literature. JAMA, v. 276, n. 6, p. 496-502, 1996.

PTACEK, J. T.; PTACEK, J. J. Patients' perceptions of receiving bad news about cancer. Journal of Clinical Oncology, v. 19, n. 21, p. 4160-4164, 2001.

RABOW, M. W.; MCPHEE, S. J. Beyond breaking bad news: how to help patients who suffer. Western Journal of Medicine, v. 175, n. 4, p. 248-252, 2001.

SHANAFELT, T. D. et al. Burnout and self-reported patient care in an internal medicine residency program. Annals of Internal Medicine, v. 136, n. 5, p. 358-367, 2002.

STEWART, M. et al. The impact of patient-centered care on outcomes. The Journal of Family Practice, v. 49, n. 9, p. 796-804, 2000.

THOM, D. H. et al. Further validation and reliability testing of the Trust in Physician Scale. Medical Care, v. 37, n. 5, p. 510-517, 1999.

ZHANG, M. et al. The impact of delivering bad news on oncology nurses: a literature review. European Journal of Oncology Nursing, v. 25, p. 124-131, 2016.

ZOLNIEREK, K. B.; DIMATTEO, M. R. Physician communication and patient adherence to treatment: a meta-analysis. Medical Care, v. 47, n. 8, p. 826-834, 2009.

Publicado

2023-09-12 — Actualizado el 2023-09-12

Versiones

Cómo citar

Bazoni, D. A., Gomes, T. C., Pandolfo, M., Tomaz, N. S., Aquin, P. S. L. de, Tourão, B. H. M., Pereira, M. P. M., & Andriola, M. S. (2023). Um panorama sobre a comunicação médico paciente, como repassar notícias difíceis: uma revisão de literatura. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(3), 346–353. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i3.10074

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a