Redes sociais como ferramenta de divulgação científica das ações em alimentação e nutrição por nutricionistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10405

Palabras clave:

Educação profissional, Redes sociais virtuais, Educação em saúde, Nutricionista, Área de atuação

Resumen

Las redes sociales virtuales (RSV) son estratégicas para dar a conocer las acciones de los nutricionistas. El CFN reconoce las áreas de Nutrición Clínica (CN); Alimentación Colectiva (NAC); Deporte y Ejercicio Físico (NEEF); Salud Pública (NSC); Cadena de Producción, Industria y Comercio de Alimentos (NICA); Docencia, Investigación y Extensión (NEPEx). Objetivo: Investigar los usos reconocidos del VRS como estrategia de promoción de la salud y apreciación profesional. Método: Revisión exploratoria en 6 bases de datos. Resultados: En el NSC, el VRS enfatizó el conocimiento en salud, educación e investigación. En NEPEx, los RSV son innovadores para el conocimiento. La NEEF ha fortalecido la credibilidad de la información profesional. El NICA utilizó el VRS para resolver dudas sobre la alimentación infantil, la relación entre nutricionista y seguidores, los sucedáneos de la leche materna y el papel de los profesionales de la salud. El NC evidenció su uso para adolescentes con trastornos alimentarios, difusión de servicios y captación de clientes. El NAC hizo hincapié en la información sobre alimentación saludable y gestión de la salud. Conclusión: los nutricionistas utilizan la RSV en sus áreas de especialización para obtener información sobre alimentación, nutrición y educación para la salud, innovación en la comunicación en la educación superior, en la oferta de servicios y en la captación de clientes, y dar credibilidad a la información sobre alimentación y nutrición disponible de forma virtual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Baldwin HJ, Freeman B, Kelly B. Like and share: associations between social media engagement and dietary choices in children. Public Health Nutr. 2018;21(17):3210-5. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/like-and-share-associations-between-social-media-engagement-and-dietary-choices-in-children/15029E0421C12DE34CB1E4211CEF731C DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980018001866 .

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2a edição. 1a reimpressão. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_para_a_pop_brasiliera_miolo_internet.pdf .

Cabral, Brenda Inara Pereira; Santos, Isabelle Christiny Oliveira. Studygrams e a formação profissional em Nutrição: relato de uma experiência em Educação Alimentar e Nutricional.Research, Society and Development. 2022. v. 11, n. 3:p.1-11. Disponível em : Studygrams and professional training in Nutrition: report of an experience in Food and Nutritional Education | Research, Society and Development (rsdjournal.org):DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26410.

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Resolução nº600, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Disponível em http://sisnormas.cfn.org.br:8081/consulta.html .

Conselho Federal de Nutricionistas (BR). Resolução CFN nº 599, de 25 de fevereiro de 2018. Código de ética e de conduta do nutricionista. Brasília: CFN; 2018 [citado em maio de 2023]. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2018/04/codigo-de-etica.pdf.

Da Costa Pereira JP, Sureira TM, Gomes JRC, da Silva TPP, da Costa RG. Perfil de publicação sobre nutrição esportiva no aplicativo instagram. Rev Ciência Plural. 2017;3(1):3-11. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058 DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n1ID11058

Deslandes S, Coutinho T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cad Saúde Pública. 2020;36(11):1-11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/hz9h4Fm4mdrvnZwTfKRpRNq/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00223120.

Dumas AA, Lapointe A, Desroches S. Users, Uses, and Effects of Social Media in Dietetic Practice: Scoping Review of the Quantitative and Qualitative Evidence J Med Internet Res. 2018;20(2):e55. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hpja.563 . DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.9230.

Dunne DM, Lefevre C, Cunnife B, Tod D, Close GL, Morton JP, Murphy R. Performance Nutrition in the digital era - An exploratory study into the use of social media by sports nutritionists. J Sports Sci 2019; Vol 37(21), p. 2467-2474. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31345110/ . DOI: doi: 10.1080/02640414.2019.1642052 .

Ellington M, Connely J, Clayton P, Lorenzo CY, Collazo-Velazquez C, Trak-Fellermeir MA, Palacios C. Use of Facebook, Instagram, and Twitter for recruiting healthy participants in nutrition-, physical activity–, or obesity-related studies: a systematic review. Am J Clin Nutr 2022; Vol 115(2), p. 514–533. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8827067/ . DOI: 10.1093/ajcn/nqab352 .

Ferrari MF, Batista ÂG. Saudabilidade de refeições divulgadas no instagram. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. 2021;15(96):799-811. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1817 .

Fraga NA, Rocha TB. Uso de Estratégias de Comunicação e Informação por Nutricionistas no Instagram: uma análise sob a interpretação do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (2018). p1-13. Goiânia: PUC Goiás; 2018 [citado em maio de 2023]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/787 .

Galvão DMPG, Silva EMB, Silva DM. Uso das novas tecnologias e promoção da amamentação: revisão integrativa da literatura. Rev Pau Pediatr (2022). Vol 40. Disponível em https://www.scielo.br/j/rpp/a/DzNqVNMdS9b8qFN4FRmSmyh/?format=pdf&lang=pt .

Gloria NF, Carvalho, MCVS, Seixas CM, Barcellos, DMN. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer? RECIIS 2021; Vol 15, n.3, p. 636-647. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/49031/2286-10058-1-PB.pdf?sequence=2&isAllowed=y .

Hunt D. How food companies use social media to influence policy debates: a framework of Australian ultra-processed food industry Twitter data. Public Health Nutrition 2020; Vol 24(10), p.3124-3135. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/how-food-companies-use-social-media-to-influence-policy-debates-a-framework-of-australian-ultraprocessed-food-industry-twitter-data /EC60A59AB3861B2366981DE3F488F22E .DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980020003353.

Januraga PP, Izwardi D, Crosita Y, Indrayathi PA, Kurniasari E, Sutrisna A, Tumilowics A. Quaitative evauation of a social media campaign to improve healthy food habits among urban adolescent females in Indonesia. Public Health Nutr 2021; Vol 24, Sup 2, p. 98-107. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32907648/

Lynch M, Knezevic I, Ryan KL. Opportunities for Qualitative Analysis of Social Media Platforms in Dietetic Research and Practice. Can J Diet Pract Res 2021; vol 82(2), p. 79-83. Disponíve em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33320800/ .

Mendoza-Herrera K, Arce-Amaré F, Morales IV, Barquera S. An Overview of Social Media Use in the Field of Public Health Nutrition: Benefits, Scope, Limitations, and a Latin American Experience. Prev Chronic Dis 2020; Vol 17, E76, p1-8. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/343482070_An_Overview_of_Social_Media_Use_in_the_Field_of_Public_Health_Nutrition_Benefits_Scope_Limitations_and_a_Latin_American_Experience . DOI: https://doi.org/10.5888/pcd17.200047

Oksuz M, Inan-Eroglu E. 16 Nutritional evaluation of recipe post on Instagram shared by dietitians. BMJ Nutrition, Prevention & Health. 2022;5(Suppl 2):A10.2. Disponível em: https://nutrition.bmj.com/content/5/Suppl_2/A10.2 . DOI: http://doi.org/10.1136/bmjnph-2022-summit2022.19 .

Passos JA, Silva PRV, Santos LAS. Curta e compartilhe: conteúdos sobre alimentação saudável e dietas em páginas do Facebook®. Interface Com Sau Ed 2020; Vol 24, p1-18. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/CsZrHQXHHzRGTMgYx8xKSpp/# .

Probst YC, Peng Q. Social media in dietetics: Insights into use and user networks. Nutr Diet 2019; Vol 76(4), p. 414-420. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30370651/ .

Rodrigues MB, de Paula Matos J, Horta PM. The COVID-19 pandemic and its implications for the food information environment in Brazil. Public Health Nutr. 2021;24(2):321-326. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/covid19-pandemic-and-its-implications-for-the-food-information-environment-in- brazil/8AD52BA62EFF55558DDE26805BA6E8C1 DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980020004747

Rogers A, Wilkinson S, Downie O, Truby H. Communication of nutrition information by influencers on social media: A scoping review. Health Promot J Austral. 2021;00:1–20. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hpja.563 DOI: https://doi.org/10.1002/hpja.563 .

Saboia I, Almeida AMP, Souza P, Pernencar C. Are you ready for the challenge? Social Media Health Challenges for Behaviour Change. Perspect Behav Sci. 2020; Vo 43(3), p. 543-578. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33029579/ .

Saboia, Inga; Almeida,Ana Margarida Pisco; Sousa,Pedro; Pernencar Cláudia. Dietitians and Nutritionists Behaviour on Social Media: A Scoping Literature Review. 13th International Joint Conference on Biomedical Engineering Systems and Technologies BIOSTEC 2020; p: 530-538. Disponível em: ResearchGate: DOI: https://doi.org/10.5220/0008988305300538 .

Saboia I, Almeida AMP, Sousa P, Pernencar C, Silva R. What are dietitians and nutritionists doing on social media? A proposal of an online survey. Procedia Computer Science. 2021;181:793-802. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050921002751?via%3Dihub DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.01.232 .

Sbardelotto J, Martins BB, Buss C. Use of social networks in the context of the dietitian’s practice in Brazil and changes during the COVID-19 pandemic: Exploratory study. JMIR Formative Research. 2022;6(2):e31533. Diponível em: https://formative.jmir.org/2022/2/e31533 DOI: https://doi.org/10.2196/31533 .

Silva SA, Pires PFF. A influência da mídia no comportamento alimentar de mulheres adultas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa. 2019;35(69):53-67. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1172 .

Sharp S, Burns MT, Andrade J. Use of Instagram to convey nutrition information to collegiate athletes. J Am Coll Health. 2023;71(4):1103-10. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07448481.2021.1920955 DOI: https://doi.org/10.1080/07448481.2021.1920955 .

Souto LPG, Ayala JM, Leite AM de O, Teixeira FM, Latini JTP, Rivas JC. Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos. Rev ELO – Diálogos Em Extensão. 2022;11. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/14693 DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14693 .

Suárez,Sonia Janneth Limas; Socará,Gloria Vargas.Redes sociales como estrategia académica en la educación superior: ventajas y desventajas. Educación Y Educadores 2020; Vol. 23 Núm. 4, p:559–574.Disponível em: https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/14103 :DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.4.1 .

Stiling,Emma;Willcox,Jane;Ong,Kok-Leong;Forsyth, Adrienne. Social media analytics in nutrition research: a rapid review of current usage in investigation of dietary behaviours. Public Health Nutrition. 2020. 24(6):1193–1209. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition :DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980020005248

Whitesell A, Fitch H. Using Social Media to Promote School Nutrition Programs During the COVID-19 Pandemic. J School Health 2022; Vol 92, Issue 5, p485-492. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/josh .13151 DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13151 .

Zenha L. Redes Sociais online: o que são redes e como se organizam? Caderno de Educação. 2017/2018;20(49):19-42. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809 .

Publicado

2024-07-01

Cómo citar

Oliveira, C. S., Viana, M. R., Villaseca, Y. A., Lima, J. C. C., Xavier, J. F., & Araújo, P. C. de. (2024). Redes sociais como ferramenta de divulgação científica das ações em alimentação e nutrição por nutricionistas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 415–423. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10405

Número

Sección

ARTÍCULOS