Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais

Autores/as

  • Darismar Afonso Querino Alves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Antonio Fernandes Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Wyara Ferreira Melo Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Marineide de Souza Lopes Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Michele Venancio Escola da Ciencia da Saude de Patos – ECISA/UNIFIP
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11043

Palabras clave:

Educação, Ensino fundamental e médio., Plantas Medicinais

Resumen

As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade e são utilizadas para os mais diversos tratamentos, contudo, percebe-se que essa prática que passa de uma geração para outra, acaba sendo pouco aproveitada pelos jovens, principalmente, pelas crianças e adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Diante dessa problemática, o estudo objetivou realizar uma revisão integrativa focando no conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados do Portal Capes Periódicos e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), durante o mês de setembro de 2024. A coleta de dados utilizou os descritores: Educação. Ensino Fundamental. Plantas Medicinais. Os cruzamentos ocorreram mediante a utilização do descritor booleano and. A pergunta norteadora foi: Qual o conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais? Os critérios de inclusão para compor a revisão integrativa foram: artigos científicos, monografias, dissertações e teses que contemplassem a temática do estudo, que fossem escritos em língua portuguesa, possuíam acesso gratuito e fossem publicados nos últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024. Os resultados foram encontrados em duas bases de dados distintas, foram elas: na BDTD foram encontradas 44 dissertações e teses, após passar pelos critérios estabelecidos na revisão integrativa restaram 13 estudos e, destes, foram selecionadas 5 dissertações; no Portal Capes identificou-se 49 pesquisas, após aplicação dos critérios de inclusão esse total caiu para 27 e desse total fizeram parte da pesquisa apenas 5 artigos científicos. Dos 10 artigos selecionados para a revisão integrativa, 5 foram dissertações e 5 são artigos científicos, publicados entre os anos de 2019 e 2023. Conclui-se que há um bom material que apresenta o tema e que apesar de haverem algumas dificuldades com relação ao ensino das plantas medicinais para os alunos do ensino fundamental e até interesse dos mesmos, nota-se que os professores, principalmente da disciplina de Ciências, buscam introduzir essa temática das mais diversas formas, como a construção de hortas e sensibilização quanto a importâncias das práticas voltadas a preservação ambiental.

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Biografía del autor/a

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Alves, D. A. Q., Fernandes Filho, A., Melo, W. F., Lopes, M. de S., Venancio, M. M., Chaves, A. D. C. G., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2024). Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 466–478. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11043

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