Qualidade de vida entre idosos que participam das atividades de um grupo de convivência

Autores/as

  • Suênia Maria Formiga da Nóbrega FIP
  • Kilmara Melo de Oliveira Sousa FIP

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v2i1.2055

Resumen

O presente estudo tratou-se de uma pesquisa de campo, com caráter descritivo com abordagem quantiqualitativa. O local de estudo foi um grupo de convivência de idosos, localizada na cidade de Santa Luzia, Estado da Paraíba. Atualmente, as pessoas têm chegado à Terceira Idade cada vez mais fortes e saudáveis. O objetivo geral do presente trabalho foi descrever a contribuição do grupo de convivência da terceira idade na vida dos idosos que dele participam. A maioria dos participantes da presente foi de mulheres, com idades entre 60 e 65anos, divorciadas, não alfabetizadas e aposentadas, que tomaram conhecimento sobre existência do Grupo de Convivência dos Idosos, através de informações repassada por amigos. A presente pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados procurou Grupo de Convivência, por se sentir sozinhos. E, que após a participação, ocorreu significativas mudanças em suas vidas e que tais mudanças foram positivas. Constatou-se também que os idosos entrevistados gostam mais das atividades recreativas, dentre as realizadas no Grupo de Convivência. E que mais da metade dos participantes sente-se muito satisfeitos por participarem do referido grupo. Diante dos resultados obtidos pode-se perceber a importância da contribuição que pode advir dos Grupos de Convivência para a população idosa. Ficou também, demonstrado que os Grupos de Convivência para os idosos constituem-se num importante veículo de promoção para que as ações de saúde atinjam um número significativo de idosos. Nestes espaços, os idosos têm o acompanhamento de diversos profissionais de saúde, principalmente, da área de enfermagem, que pode desenvolver um trabalho educativo, visando à prevenção e a orientação para vivenciar um processo de envelhecimento com uma melhor qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Grupos de Convivência de Idosos. Participação. Qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suênia Maria Formiga da Nóbrega, FIP

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Kilmara Melo de Oliveira Sousa, FIP

Publicado

2013-08-07

Cómo citar

Nóbrega, S. M. F. da, & Sousa, K. M. de O. (2013). Qualidade de vida entre idosos que participam das atividades de um grupo de convivência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 2(1), 45–52. https://doi.org/10.18378/rebes.v2i1.2055