Uma abordagem sobre a sociologia da educação

Autores/as

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG

Resumen

Trata-se de um artigo de revisão no qual se apresentou a Sociologia da Educação sob diferentes ótica, focalizando as concepções a cerca da educação, formuladas por Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Bourdieu. Demonstrou-se que Durkheim entendia que antes de tudo, a educação existe para satisfaz as necessidades sociais. Weber afirmava que o modelo educacional de sua época possuía uma estreita correlação coma chamada burocracia moderna, asfixiando o indivíduo e reduzindo sua liberdade e  autonomia. Karl Mark via a educação como um dos instrumentos promotores da alienação do membro da classe trabalhadora, enquanto que Bourdieu via a educação como uma instância que legitimava os privilégios sociais.

 

Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sociabilidade.

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Biografía del autor/a

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Diplomado em Gestão Pública, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP),

 mestrando em Sistemas Agroindustriais (UFCG) e aluno dos cursos de Especialização

em Direitos Humanos (UFCG), Educação em Direitos Humanos (UFCG) e Educação

para as Relações Étnico-Raciais (UFERSA)

Cómo citar

Santos, R. M. de S., & Santos, J. O. dos. (2014). Uma abordagem sobre a sociologia da educação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(2), 21–26. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023

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