O fracasso escolar: Algumas considerações

Autores/as

  • Cícera Maria Dantas
  • Álvaro Luis Pessoa de Farias UNIDERC

Resumen

Nas últimas décadas, o fracasso escolar vem sendo considerado um dos principais fatores limitantes do educativo. No entanto, não há como deixar de correlacionar o fracasso escolar, à sociedade e à escola. Este não deve ser correlacionado unicamente ao aluno. O fracasso escolar é um fenômeno que se mantém refratário, exigindo, assim, a promoção de mais discussões sobre tal problemática. O fracasso escolar produz várias e sérias consequências na vida do ser humano. E, uma delas é a exclusão, que faz com que o indivíduo, sem emprego e sem espaço, passe a viver à margem da sociedade. Fracassado, o aluno soma-se aos demais excluídos. É consenso na literatura especializada de que o fracasso escolar de determinados alunos possui reflexos na sua família, ou melhor, nas relações que estes mantêm com seus pais. Por isso, é de suma importância que os pais vivam também em sintonia com seus próprios filhos, participando de forma ativa da vida escolar destes, contribuindo, assim, para a melhoria do rendimento escolar e da aprendizagem. Isto porque quanto maior for a aproximação dos pais em relação aos filhos, maior será a aprendizagem. Ademais, o estabelecimento e o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos, constitui algo que contribui para um bom desenvolvimento cognitivo de qualquer criança. Não há como se superar o fracasso escola sem a participação da família no dia a dia do aluno, acompanhando em suas atividades, partilhando de todo o processo de ensino aprendizagem. Essa participação também é importante porque auxilia no processo de escuta psicanalítica, tão necessária para se conhecer/identificar os reais motivos que levam os alunos a não apresentarem um bom rendimento na escola.

Palavras-chave: Fracasso escolar. Causas e consequências. Abordagem geral.

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Biografía del autor/a

Cícera Maria Dantas

Professora da rede pública, mestre em Psicanálise Aplicada à Educação e à Saúde, pela UNIDERC

Álvaro Luis Pessoa de Farias, UNIDERC

Mestre em Educação Física e doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Mestrado/Doutorado Livre em Psicanálise na Educação e Saúde, promovido pela UNIDERC

Publicado

2015-02-18

Cómo citar

Dantas, C. M., & Farias, Álvaro L. P. de. (2015). O fracasso escolar: Algumas considerações. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 20–27. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3257