Práticas educativas com mães, cuidadoras e crianças em situação de vulnerabilidade social

Autores/as

  • Helyane Candido Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Maryama Naara Felix de Alencar Lima Faculdades Integradas de Patos –FIP, Patos (PB)
  • Cíntia de Lima Garcia Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO/FMJ

Resumen

Objetivou-se relatar a experiência vivenciada em um processo educativo, com um grupo de mães, cuidadoras e crianças, em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre um grupo em uma comunidade na cidade de Patos-PB. Contou-se com a participação ativa da comunidade, interagindo com a equipe através do diálogo, criação de vínculo e responsabilização. A produção coletiva do conhecimento foi facilitada e fornecida práticas para que os indivíduos possam exercer cuidados mais saudáveis. Portanto, motivou-se intervenções que reforçaram a rede de atenção a saúde da criança e suporte social na Estratégia de Saúde da Família.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helyane Candido Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil. Enfermeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Canindé (CE), Brasil.

Maryama Naara Felix de Alencar Lima, Faculdades Integradas de Patos –FIP, Patos (PB)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil. Professora da Faculdades Integradas de Patos –FIP, Patos (PB), Brasil. 

Cíntia de Lima Garcia, Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO/FMJ

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil. Professora da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO/FMJ, (CE) Brasil. 

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Pereira, H. C., Lima, M. N. F. de A., & Garcia, C. de L. (2015). Práticas educativas com mães, cuidadoras e crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2), 08–12. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3299

Número

Sección

Relato de Experiencia