Avaliação do Uso de Anticoncepcionais de Emergência entre Estudantes Universitários
Resumen
A avaliação do uso de anticoncepcionais de emergência (AE) entre estudantes universitárias é determinada através do conhecimento que as jovens têm sobre planejamento familiar, gravidez indesejada e métodos contraceptivos. As jovens universitárias apresentam um amplo comportamento diante dos relacionamentos amorosos que convivem e isso leva adotarem medidas de emergência para que não surjam complicações posteriores, como é o caso de uma gravidez indesejável. Há casos em que se faz necessário pode se fazer necessário o uso de contraceptivo de emergência como o do rompimento do preservativo, afastamento do DIU ou estupro. O objetivo desta pesquisa foi descrever as atitudes e práticas adotadas entre as estudantes universitárias diante do uso de contraceptivos de emergência, para tanto, estudantes universitárias de uma faculdade privada na cidade de Cajazeiras/PB responderam a um questionário semi-estruturado no ano de 2011. Em uma população de 1.650 onde 70% eram mulheres, o número de estudantes que concordaram em participar do estudo foi de 307 (18,6%) alunas, destes 198 alunas afirmam que não fizeram ou fazem uso de anticoncepcional de emergência, 103 alunas afirmam ter feito ou ainda fazer uso de anticoncepcionais de emergência e 6 alunas não responderam a questão. 23% das usuárias com menos de 20 anos. Os resultados mostram que é fundamental que existam ações de conscientização das mulheres quanto ao uso de outros métodos contraceptivos, deve-se particularizar que o uso de contraceptivos de emergência pode ser evitado com métodos de barreira evitando não só uma gravidez indesejada, mas também doenças sexualmente transmissíveis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-08-08
Cómo citar
Almeida, F. B. de, Sousa, N. M. M. de, Barros, G. L. de, Almeida, F. B. de, Farias, P. A. M. de, & Cabral, S. A. A. de O. (2015). Avaliação do Uso de Anticoncepcionais de Emergência entre Estudantes Universitários. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3), 49–55. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3720
Número
Sección
ARTÍCULOS
Licencia
Termo de cess