Spanenglish phoenix: Utilização de projeto educacional de língua estrangeira como estratégia motivacional para o aprendizado

Autores/as

  • Weber Pires Universidade Federal do Ceará
  • Roberta Ramos Frota Bezerra Instituto Vale do Acaraú
  • Felipe Julio Leite Farias Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará
  • Ana Maria Sousa Farias Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v7i4.5003

Palabras clave:

Aprendizagem, Ensino de Língua estrangeira, Pedagogia de Projetos.

Resumen

Objetivou-se relatar a experiência acerca da implementação de um projeto educacional voltado a motivação para o aprendizado em língua estrangeira desenvolvido com adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos matriculados no ensino médio integrado de uma Escola Estadual do estado do Ceará. Foi fundamentado com base na pedagogia de projetos e possibilitou reafirmar que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio onde ele está inserido, bem como a importância da motivação nesse processo. Assim, possibilitou refletir acerca das potencialidades e possíveis mudanças para o enfrentamento dos desafios no ensino de línguas estrangeiras e que a partir da sócio-interação constatou-se o avanço dos educandos abrindo um contraponto da dinâmica dos trabalhos individuais para seguirem de encontro ao trabalho em conjunto corroborando para a mudança de olhar no que se refere ao aprendizado das línguas estrangeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Weber Pires, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciências da Educação pela The Grendal College and University, Docente de Língua Inglesa e Espanhola da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Roberta Ramos Frota Bezerra, Instituto Vale do Acaraú

Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará, Docente do Instituto Vale do Acaraú, Docente da Escola Estadual Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil.

Felipe Julio Leite Farias, Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Montenegro. Docente de Educação Física da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil

Ana Maria Sousa Farias, Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Pós Graduada em Gestão Escolar pelo CAED. Diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil

Citas

BRASIL. Parecer 16/99 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasilia, 05/10/1999. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/pareceres/parecer161999.pdf>. Acesso em: 08 jan 2018.

CANATO, J. B. C.; ROZENFELD, C. C. F. A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL. Pandaemonium., v. 20, n.30, p. 86-111, 2017.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 6a ed. São Paulo: Editora Cortez; 2001.

FERNANDES, E. David Ausubel e a aprendizagem significativa. Nova Escola, n. 248, 2011. Disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/david-ausubel aprendizagem-significativa-662262.shtml>. Acesso em 09 jan 2018.

KRASHEN, S. D. The Input Hypothesis: issues and implications. 4.ed. New York: Longman, 1985.

LOPES, A. F.; SANTOS, É. M. B. R.; FERREIRA, P. J. S.; BRITO, P. V. G. O desafio do uso das TIC na educação infantil. Revista Pandora Brasil., v. 1 n. 34, p. 170-184, 2011.

PEDRO, J. S.; SOUSA, D. A. Um Vínculo Afetivo-Cultural com a Língua Inglesa – o grande desafio. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina., V. 1 n. 17, p. 298-321, 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/viewFile/17547/14779>. Acesso em: 08 jan 2018.

ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, C.H.; BASSO, E. A. (Org.) Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores formadores. São Carlos: Claraluz; 2008.

ROZENO, E. F.; SIQUEIRA, K. M. A teoria sócio-interacionista de Vygotsky como subsídio para a aprendizagem comunicativa da língua inglesa. Revista Eletrônica da Faculdade Sente de Setembro, v.5, n.5, 2011.

SANTOS, E. S. S. O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras., v. 1, n.01, p. 39-46, 2011.

SILVA, W. R. Construção da Interdisciplinaridade no Espaço Complexo de Ensino e Pesquisa. Cadernos de Pesquisa., v. 41, n. 143, p.582-605, 2011.

SOUSA, L. O. A Inclusão Escolar no Contexto da Educação Infantil. Revista Aprender., v 1, n. 6, 2012..

TEIXEIRA, C. S.; RIBEIRO, M. D. A. Ensino de Língua Estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Revista Linha d’Água, n. 25 v. 1, p. 183-201, 2012.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 39, p. 545-598, 2008.

Publicado

2017-10-01

Cómo citar

Pires, W., Bezerra, R. R. F., Farias, F. J. L., & Farias, A. M. S. (2017). Spanenglish phoenix: Utilização de projeto educacional de língua estrangeira como estratégia motivacional para o aprendizado. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 7(4), 105–108. https://doi.org/10.18378/rebes.v7i4.5003

Número

Sección

Relato de Experiencia

Artículos más leídos del mismo autor/a