Toxicologia Médica: Implementação, aceitação e perspectivas como disciplina curricular no curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v8i2.5655Palabras clave:
Currículo médico. Toxicologia. Disciplina optativa.Resumen
A Toxicologia Médica é reconhecida, no Brasil, como uma das 57 áreas de atuação médica. Até 2017, no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), eram abordados, em disciplinas diversas, temas relacionados a intoxicações, envenenamentos e acidentes por animais peçonhentos, pois a Toxicologia Médica não fazia parte das disciplinas ofertadas aos alunos. A partir da detecção desta deficiência, foi proposta a implantação da Toxicologia Médica como disciplina optativa. Objetivou-se relatar o processo de implementação, a aceitação e as perspectivas para a disciplina de Toxicologia Médica no curso de Medicina da UECE. A implantação da disciplina transcorreu dentro dos trâmites da instituição e a primeira turma foi ofertada no primeiro semestre de 2017. Após um ano da disciplina, os alunos realizaram uma avaliação da mesma, observando a aplicabilidade e o impacto em seu desempenho acadêmico. Observou-se que uma disciplina de maior carga horária traria benefícios ao aprendizado dos alunos em assuntos relativos a intoxicações e envenenamentos. Concluiu-se que a implementação da disciplina repercutiu positivamente entre os alunos, porém evidenciou-se a necessidade de uma abordagem mais prática.Descargas
Citas
ABRACIT. Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Lista dos Centros. 2018. Disponível em: <http://abracit.org.br/wp/lista-dos-centros/>. Acesso em: 02 maio 2018.
BARCHOWSKY, A. BUCKLEY, L. A.; CARLSON, G. P.; FITSANAKIS, V. A.; FORD, S. M.; GENTER, M. B.; GERMOLEC, D. R.; LEAVENS, T. L.; LEHMAN-MCKEEMAN, L. D.; SAFE, S. H.; SULENTIC, C. E.; EIDEMILLER, B. J. The Toxicology Education Summit: Building the Future of Toxicology Through Education. Toxicological Sciences, [s.l.], v. 127, n. 2, p.331-338, 2012. http://dx.doi.org/10.1093/toxsci/kfs111.
BITTENCOUT, H. R.; CREUTZBERG, M.; RODRIGUES, A. C. M.; CASARTELLI, A. O.; FREITAS, A. L. S. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliações Educacionais, v.22, n.48, p.91-113, 2013. http://dx.doi.org/10.18222/eae224820111994
CFM. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução nº 2148/2016, de 03 de outubro de 2016. Resolução CFM Nº 2149/2016. Brasília, DF, 22 jul. 2016.
DARRACQ, M. A.; ARMENIAN, P.; COMES, J.; THORNTON, S. Medical toxicology education in US emergency medicine residencies. The American Journal Of Emergency Medicine, [s.l.], p.1-2, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ajem.2018.03.007
FIOCRUZ. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. 2018. Disponível em: <https://sinitox.icict.fiocruz.br/dados-nacionais>. Acesso em: 02 maio 2018.
GOMES, A. P.; REGO, S. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem. Rev Bras Edu Méd, v.35, n.4, p.557-566, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400016.
KAIMKHANI, Z. A.; AHMED, M.; AL-FAYEZ, M.; ZAFAR, M.; JAVAID, A. O currículo tradicional de anatomia é satisfatório para os estudantes do último ano de medicina? Uma avaliação retrospectiva. Einstein [online], v.7, n.3, p.341-34, 2009.
MOURA, D. T. D.; FOLTRAN, R. S.; FRAIZ, I. C.; NOVAK, E. M. Articulação entre os ciclos básico e Profissionalizante: Percepção dos Alunos da UFPR. Rev. Bras. Educ. Méd, v.42, n.1, p.226-236, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/198152712018v42n1rb201700108
GUMMIN, D. D.; MOWRY, J. B.; SPYKER, D. A.; BROOKS, D. E.; FRASER, M. O.; BONNER, W. Annual Report of the American Association of Poison Control Centers’ National Poison Data System (NPDS): 34th Annual Report. Clinical Toxicology, [s.l.], v. 55, n. 10, p.1072-1254, 2017. http://dx.doi.org/10.1080/15563650.2017.1388087.
PSU-RESMED/CE. Aviso de Edital - PSU-RESMED/CE - 2018. 2017. Disponível em: <https://www.resmedceara.ufc.br/ares/processo_seletivo/2018/processo-seletivo-de-residencia-medica-do-ceara-psu-2018/acesso-direto-2018/aviso-de-edital-psu-resmedce-2018.>. Acesso em: 02 maio 2018.
RUDLAND, J. R.; RENNIE, S. C. The determination of the relevance of basic sciences learning objectives to clinical practice using questionnaire survey. Medical Education, v.37, n.11, p.962-965, 2003. http://dx.doi.org/10.1046/j.1365-2923.2003.01671.x.
THOMPSON, T. Medical toxicology education in a world of limited resources. [Editorial]. Journal of Medical Toxicology, v. 11, p. 281-282, 2015. http://doi.org/10.1007/s13181-015-0487-7.
WALLACE, H.; ROBERTS, R.; CORSINI, E.; BONEFELD-JORGENSEN, E.; ORHAN, H.; MACH, M.; WEISER, T.; CARVALHO, F.; ISCAN, M.; TSATSAKIS, A. Toxicology as an academic discipline in European Universities. Toxicology Letters, [s.l.], v. 254, p.63-63, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.toxlet.2016.04.024
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess