Abordagem didática e educativa voltada para colaboração ao combate do Aedes aegypti

Autores/as

  • Priscylla Costa Dantas Universidade Federal de Alagoas
  • Leonara Evangelista de Figueiroa Universidade Federal de Alagoas
  • Francineide Bezerra Gonçalves Universidade Federal de Sergipe
  • Romário Guimarães Verçosa de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson Rodrigues Sabino Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6108

Palabras clave:

Educação Ambiental, Prevenção, Saúde pública, Mosquito.

Resumen

As atividades humanas têm sido capazes de alterar, significativamente, a natureza de maneira rápida e abrangente. A Educação Ambiental surge como processo de aprendizagem, por meio do qual o indivíduo constrói coletivamente, os seus conhecimentos e propósitos que devem ser priorizados, para a sensibilização da população, no que diz respeito à mudança de hábitos diários. Foi enfatizado, neste trabalho, a necessidade de uma metodologia educacional, que favoreça mudanças comportamentais, considerando a conservação da biodiversidade dos insetos em detrimento ao causado pelo mosquito Aedes aegipyti, que pelos riscos oferecidos ao homem elevou os insetos a um patamar de animal negativo e prejudicial. Diante disso, o objetivo com este trabalho foi despertar nos alunos a importância dos insetos e demonstrar que as medidas de combate ao mosquito A. aegypti contribuem para a saúde e bem estar das pessoas. A metodologia foi dividida em três etapas: avaliação inicial dos alunos, palestra e aula prática. A avaliação da aprendizagem foi realizada por meio de aplicação de questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que, inicialmente, os alunos confundiam os insetos com outros animais como aranhas, escorpiões, cobras, dentre outros e a maioria atribuía caráter nocivo e repugnante a eles. Após a intervenção foi possível constatar mudanças significativas no comportamento e modo de pensar dos alunos. Quando questionados sobre o A. aegypti, 100% dos alunos responderam que “não deixar água parada acumulada” seria a melhor forma de combater o mosquito. Portanto, após executada a ação interventiva, podem ser constatados resultados positivos e animadores.

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Biografía del autor/a

Priscylla Costa Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Priscylla Costa DantasEngenheira Florestal - UFS - SEDoutora em Entomologia - UFLA - MG

Leonara Evangelista de Figueiroa, Universidade Federal de Alagoas

Bióloga Licenciada-IFAL

Especialista em Docência-CESMAC

Mestranda em Proteção de Plantas-UFAL

Francineide Bezerra Gonçalves, Universidade Federal de Sergipe

Engenheira Florestal-UFS

Mestre em ecologia e conservação-ufs

Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

ENGENHEIRO AGRÔNOMO-UFAL

Anderson Rodrigues Sabino, Universidade Federal de Alagoas

ENGENHEIRO AGRÔNOMO-UFAL

MESTRE EM PROTEÇÃO DE PLANTAS-UFAL

DOUTORANDO EM PRODUÇÃO VEGETAL-UFAL

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Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Dantas, P. C., Figueiroa, L. E. de, Gonçalves, F. B., Araújo, R. G. V. de, & Sabino, A. R. (2018). Abordagem didática e educativa voltada para colaboração ao combate do Aedes aegypti. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(4), 16–24. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6108

Número

Sección

ARTÍCULOS