Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8348Palabras clave:
Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.Resumen
A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Archivos adicionales
- Tabela 1 (Português (Brasil))
- Questionário (Português (Brasil))
- Figura 1 - Questão 1 (Português (Brasil))
- Figura 2 - Questão 2 (Português (Brasil))
- Figura 3 - Questão 3 (Português (Brasil))
- Figura 4 - Questão 4 (Português (Brasil))
- Figura 5 - Questão 5 (Português (Brasil))
- Declaração (Português (Brasil))
- Artigo Revisado (Português (Brasil))
- Artigo Revisado 19/08 (Português (Brasil))
Publicado
2020-11-14
Cómo citar
e Costa, J. M. de A., de Brito, A. C., de Oliveira, A. N., & Lavor, O. P. (2020). Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 113–118. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8348
Número
Sección
ARTÍCULOS
Licencia
Termo de cess