O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8496

Palabras clave:

Bolsista, Remuneração, Incentivo.

Resumen

A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A Iniciação Científica na Formação do Universitário. 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253212/1/Bridi_JamileCristinaAjub_M.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.

ERDMANN, Alacoque Lorenzini et al. Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1277/127712632005.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; AQUINO, Adelmo Artur de; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino de retas e planos com auxílio do software geogebra 3d mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 374-391, jun. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10042. Acesso em: 1 set. 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: Anais... CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11383/11246. Acesso em: 1 set. 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 7 fev. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 1 set. 2020.

FERREIRA, Mariana Amaro et al. Contribuição de atividades de pesquisa e extensão na formação profissional: a experiência do mercado escola. Hu Revista, v. 45, n. 3, p. 289-294, 28 nov. 2019. Universidade Federal de Juiz de Fora. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.28683. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/28683/19829. Acesso em: 12 set. 2020.

FIORI, Felipe Correa; BEZERRA, Cicero Aparecido. Relações entre Tipos de Bolsas e Número de Publicações de Bolsistas de Iniciação Científica em Ciências Sociais Aplicadas: um estudo na universidade federal do paraná. Revista Administração em Diálogo - Rad, v. 20, n. 1, p. 57-81, 1 jan. 2018. Disponível em: http://ken.pucsp.br/rad/article/view/35309/24751. Acesso em: 05 set. 2020.

MASSI, Luciana. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a09.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.

Medeiros, Paula Cristina Pacheco. Políticas públicas e narrativas sobre a ciência: perspectivas sobre o papel da ciência na transformação das sociedades. 2018. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2758/1/TDE%2026%20%281%29.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

OLIVEIRA, Adriano de; BIANCHETTI, Lucídio. Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 98, p. 133-162, mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v26n98/1809-4465-ensaio-26-98-0133.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Feitosa, M. C., de Oliveira, A. N., & Lavor, O. P. (2021). O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(1), 44–48. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8496

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a