Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.7368

Palavras-chave:

Instituições Acadêmicas, Ensino, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Novas estratégias de estudos vêm incentivando mudanças no ensino, essas práticas têm implicado de forma positiva na aprendizagem. Esse trabalho emprega como recurso o uso da metodologia ativa, objetivando apresentar a experiência no ensino e aprendizagem numa extensão universitária com método de observação e relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, durante quatro meses, onde existiram atividades de observação e práticas numa Comunidade Remanescente de Quilombo, município de Cacimbas, Paraíba, Brasil. A metodologia foi desenvolvida em oito encontros, sequencial e complementar; através dos recursos tecnológicos com um grupo de whattsap e de e-mail para socialização e trocas de informações, durante o primeiro mês os discentes realizaram observação, em seguida escuta na comunidade por dois meses, e as atividades práticas na comunidade no último mês. Nesse percurso o foco foi aprender e ensinar, contribuir e compartilhar experiências. Finalmente dizer que conhecer o uso da metodologia ativa na extensão universitária conduz para uma reflexão construtiva sobre o ensino, a didática, a formação e atuação do ensinante.

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Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos e Faculdade Vale do Pajeú

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutoranda em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande, Docente do Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos, Patos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Lima, I. B. de, Mascêna, M. do S., & Sousa, M. N. A. de. (2019). Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(3), 122–125. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.7368

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