DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO E DOS COEFICIENTES DE CULTURA PARA AS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MELÃO (Cucumis melo L.) NA REGIÃO NORTE DA BAHIA

Autores

  • Gertrudes Macario de Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Andréa Cerqueira de Almeida UNIVASF

Palavras-chave:

irrigação, evapotranspiração, condições climáticas

Resumo

O presente trabalho objetivou determinar a evapotranspiração e o coeficiente de cultura do melão (Cucumis melo L.) para diferentes fases de desenvolvimento da cultura em dois períodos distintos. Para tanto, dois experimentos foram conduzidos no campo experimental do DTCS-UNEB, Juazeiro, BA, nos períodos de 10/12/2007 a 10/02/2008 e de 11/04 a 10/06/2008. O cálculo do Kc foi efetuado com base em valores médios diários da evapotranspiração da cultura (ETc), obtidos em evapotranspirômetro de lençol freático constante e valores da evapotranspiração de referência (ETo) estimados pelos métodos de Penman-Monteith, tanque Classe A, Hargreaves-Samani e Makkink. Os resultados mostraram que houve influência das condições climáticas sobre o consumo total de água do meloeiro, principalmente no experimento realizado durante a estação do outono, enquanto no primeiro experimento o consumo atingiu 225,9 mm, no segundo foi de apenas 147,0 mm. A redução do consumo hídrico do meloeiro foi observada desde a fase de estabelecimento da cobertura até o início do amadurecimento dos frutos. Observou-se também que houve uma razoável variação entre os Kc obtidos pelos diferentes métodos usados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gertrudes Macario de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professora Adjunta, Departamento de Tecologia e Ciênias Sociais - UNEB. Área de atuação: Agrometeorologia.

Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor Adjunto, Departamento de Engenharia Agrícola e Embiental. Área de Atuação: Meteorologia.

Andréa Cerqueira de Almeida, UNIVASF

Engenheira Agrônoma, Mestranda em Ciência Animal, UNIVASF.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. de; LEITÃO, M. de M. V. B. R.; ALMEIDA, A. C. de. DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO E DOS COEFICIENTES DE CULTURA PARA AS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MELÃO (Cucumis melo L.) NA REGIÃO NORTE DA BAHIA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 142–151, 2010. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/285. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.