A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO: EXAMINANDO AS RELAÇÕES ENTRE AS ÁREAS EXATAS NO CONTEXTO DO ENEM
Resumo
Este trabalho exibe um estudo referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como esse incorpora a interdisciplinaridade, envolvendo os conhecimentos da área das Ciências Exatas, em suas questões. Para obtenção dos dados foram realizadas leituras das provas aplicadas nos anos de 2008 e 2017 e, para sua organização, construí-se tabelas que expressam a quantidade de questões em função da especificidade da interdisciplinaridade entre conceitos de diferentes disciplinas. Encontrou-se um número significativo de questões interdisciplinares em ambas as prova, tendo estas apresentado, em sua maioria, um caráter interdisciplinar muito avançado e distante do que ocorre em sala de aula o que implica a necessidade de mudanças, seja no exame ou, especialmente, no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, somos seres interdisciplinares e o mundo a nossa volta também é. Portanto, para melhor compreender esse mundo e a nós mesmos é preciso que, em nossas práticas e reflexões, sejamos interdisciplinares.Downloads
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