A ÁGUA COMO FATOR INDISPENSÁVEL À VIDA E A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
Resumo
É importante destacar a significatividade da água como um recurso natural indispensável ára a vida de todas as espécies que habitam a terra. Sem ela não seria possível a existência de vida emte nosso planeta. A ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde. |A água potável é o tipo ideal para o consumo humano, pois se encontra livre de qualquer tipo de contaminação, ela pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso, pode ser também obtida através de um processo realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), onde a água passa por uma série de etapas envolvendo aplicações químicas e físicas. A aplicação de produtos químicos durante o processo é indispensável e fundamental para obtenção de água potável. Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada de aspecto bibliográfico, utilizando uma abordagem descritiva de seus objetivos e procedimentos técnicos que possibilitam argumentar melhor sobre a problemática com abordagem de caráter qualitativa. Ao concluir esta pesquisa intenciona-se contribuir ampliando o conhecimento sobre a qualidade da água para o consumo humano. Esse conhecimento pode ser abordado no conteúdo escolar com intuito de mostrar aos alunos a importância da água tratada obtida diante de processos químicos, criando uma nova perspectiva sobre a importância da química no cotidiano e como componente curricular educacional. Assim, obteremos como resultado desta pesquisa o conhecimento de que a água é um dos principais fatores responsáveis pela origem e manutenção da vida, podendo reforçar o conceito de que sem água não há vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.