VALIDAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORIA DO ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS
Resumo
Um dos grandes desafios enfrentado pelos docentes de química é atrair a atenção e o interesse do alunado para aquilo que tem a ensinar. Inúmeras pesquisas afirmam a importância da inserção de novas ferramentas metodológicas para promoção do ensino de química, de maneira que esses métodos desenvolvam o senso crítico-reflexivo do alunado, oportunizando, ainda, que os mesmos sejam construtores do próprio conhecimento e consigam relacionar o que é visto em sala de aula com sua própria vivência. Diante dessas constatações desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de apresentar a validação de uma sequência didática, desenvolvida para o conteúdo de Soluções Químicas, utilizando o tema contextualizador Saneante. Participaram deste estudo 26 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista localizada em Triunfo, Paraíba. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com análise qualitativa e, por propor e executar uma sequência de atividades para resolução de problemas, também é considerada uma pesquisa-ação. Como resultado pode-se afirmar que, no geral, a sequência didática surtiu êxito para os alunos envolvidos. Verifica-se esse dado quando, após replicação do questionário antecedente à sequência de atividades, a maioria dos alunos respondeu de maneira vaga e incompleta aos questionários, contudo, depois de aplicadas as atividades, a maioria dos alunos soube responder de maneira satisfatória os questionamentos e ainda conseguia relacionar o conteúdo estudado com seu cotidiano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.