VALIDAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORIA DO ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS

Autores/as

  • Danilo Abrantes de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • José Gorete Pedroza de Lacerda
  • Everton Vieira da Silva
  • Egle Katarinne Souza da Silva
  • Maria Alcântara dos Santos

Resumen

Um dos grandes desafios enfrentado pelos docentes de química é atrair a atenção e o interesse do alunado para aquilo que tem a ensinar. Inúmeras pesquisas afirmam a importância da inserção de novas ferramentas metodológicas para promoção do ensino de química, de maneira que esses métodos desenvolvam o senso crítico-reflexivo do alunado, oportunizando, ainda, que os mesmos sejam construtores do próprio conhecimento e consigam relacionar o que é visto em sala de aula com sua própria vivência. Diante dessas constatações desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de apresentar a validação de uma sequência didática, desenvolvida para o conteúdo de Soluções Químicas, utilizando o tema contextualizador Saneante. Participaram deste estudo 26 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista localizada em Triunfo, Paraíba. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com análise qualitativa e, por propor e executar uma sequência de atividades para resolução de problemas, também é considerada uma pesquisa-ação. Como resultado pode-se afirmar que, no geral, a sequência didática surtiu êxito para os alunos envolvidos. Verifica-se esse dado quando, após replicação do questionário antecedente à sequência de atividades, a maioria dos alunos respondeu de maneira vaga e incompleta aos questionários, contudo, depois de aplicadas as atividades, a maioria dos alunos soube responder de maneira satisfatória os questionamentos e ainda conseguia relacionar o conteúdo estudado com seu cotidiano.

Biografía del autor/a

Danilo Abrantes de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Publicado

2018-11-18

Cómo citar

Oliveira, D. A. de, Lacerda, J. G. P. de, Silva, E. V. da, Silva, E. K. S. da, & Santos, M. A. dos. (2018). VALIDAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORIA DO ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6659. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6659

Número

Sección

Encontro Regional de Química

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>