Influência da alimentação proteico-energética no desenvolvimento de colônias de abelhas do gênero Apis durante o período de agosto a dezembro
Resumen
A criação de abelhas no semiárido possui um grande desafio que é de manter estes insetos no período de escassez de alimento, pois no período seco grande parte das abelhas morrem ou abandonam seus ninhos em busca de condições adequadas para sua sobrevivência. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da alimentação artificial no desenvolvimento de enxames de abelhas africanizadas já instalados em apiários e que tinham produzido mel no inverno anterior. Esta avaliação foi feita durante o período seco, ou seja, de agosto a dezembro de 2016. Foram monitoradas 10 colônias formadas por enxames já nidificados em colmeia padrão Langstroth em apiário racional, onde estes receberam uma alimentação sólida proteica com 22% PB composta por mistura 1:1, 1kg de farelo de soja para 1kg de açúcar e uma alimentação líquida energética na proporção de 1:1, ou seja, uma parte de água para uma parte de açúcar. Os parâmetros avaliados foram: número de quadros com cria no ninho, durante o período de agosto a dezembro de 2016. Todas as colônias apresentaram um número igual ou superior a 3 quadros de cria sem apresentar abandono durante o período seco.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.