A importância das plantas medicinais na Umbanda e Candomblé na associação cultural no município de Puxinanã, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7031Palabras clave:
Rituais religiosos, plantas medicinais, culturaResumen
A utilização das plantas medicinais em práticas ritualísticas é algo bastante comum nas religiões existentes no Brasil, diante disso, o presente estudo apresenta uma pesquisa etnobotânica sobre o uso das plantas medicinais na Associação Cultural de Umbanda e Candomblé localizada em Puxinanã-PB. Foram feitas 50 entrevistas com pessoas que frequentam o terreiro, onde mostra o uso intenso das ervas naturais nos rituais, sendo as três mais citadas a jurema preta (Mimosa tenuiflora), liamba (Vitex agnus castus L.) e Pião roxo (Jatropha gossypiifolia L.), constatou-se também que todos os entrevistados acham importante a utilização das ervas, evidenciando a necessidade das mesmas se fazerem presentes nas ritualísticas da Umbanda e Candomblé. Os resultados confirmam que os entrevistados possuem um grande conhecimento e fazem uso nos rituais com as plantas medicinais, preservando a cultura popular na religião.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.