Estudo de caso sobre as práticas inovadoras desenvolvimento sustentável da Dinococo Agroindústrial
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10272Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável; Produção Mais Limpa (P L); Ecoeficiência; Marketing Ambiental; Dinococo.Resumo
O fortalecimento econômico de grande parte do mundo foi ancorado em diretrizes de utilização indiscriminada dos recursos naturais, não se preocupando com o seu esgotamento e não levando em conta a ameaça às futuras gerações. Nesta senda, a pesquisa buscou verificar boas práticas de ao tratamento dos rejeitos de fabricação da Dinococo Agroindustrial e sua viabilidade que serve como referência e inspiração para as indústrias de Região. Além disto, foi verificado o nível de aderência da Dinococo aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis voltados para P+L e na Ecoeficiência e no Marketing Ambiental, buscando incentivar as boas práticas de não poluição e de preservação ambiental. Ademais, foi analisado a viabilidade de implementar práticas de aproveitamento de rejeitos da Agroindústria, agregando valor econômico aos seus produtos e a sua imagem institucional e, por fim, propostas medidas mitigadoras com o fito de alavancar a Dinococo e, de forma reflexa, as Agroindústrias da Região.
Referências
EMBRAPA. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. 2010. Disponível em: <
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/coco/arvore/CONT000fo7hz6ox02wyiv8065610d6ky3
ary.html>. Acesso em: 22 de set. 2023.
Layrargues, P. P. O desafio empresarial para a sustentabilidade e as oportunidades da Educação Ambiental. Cidadania e meio ambiente. Salvador: CRA. v. 1, p. 96-110.
Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Ribeiro, M.S. Contabilidade ambiental. São Paulo: Saraiva, 2ª Ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Frederico Cavalcantes de Moura, Paulo Gomes Bezerra, Adryele Gomes Maia, Aline Carla de Medeiros, Yaroslávia Ferreira Paiva, Patrício Borges Maracajá, George do Nascimento Ribeiro, Rosilene Agra da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.