Responsabilidade Civil Pré-Contratual, enfoques e aplicação na jurisprudência dos Tribunais Superiores
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10537Palavras-chave:
Responsabilidade pré-contratual; boa-fé objetiva; negociações preliminares; recusa de contratar.Resumo
O presente trabalho tem como escopo o estudo do instituto da responsabilidade civil pré-contratual, evidenciando, sobretudo, sua importância nas relações civis atuais em decorrência da boa-fé objetiva e os deveres acessórios de conduta por ela determinados, bem como o princípio da função social do contrato. Serão abordados os enfoques da responsabilidade pré-contratual, mediante análise da recusa de contratação e quebra das negociações preliminares. A base metodológica utilizada está no uso de pesquisa teórico-dogmática, sendo abordados estudos de doutrinadores e jurisprudências pertinentes ao tema. Serão pontuados seus fundamentos jurídicos, objetivando, ainda, a análise de tal instituto na jurisprudência brasileira, além de sua aplicação no Código de Defesa do Consumidor.
Referências
AZEVEDO, A. J. Projeto do Código Civil – O Princípio da boa-fé nos contratos, artigo disponível no site do Conselho da Justiça Federal. Disponível em: http://www.cjf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewArticle/237/399. Acesso em: 03/06/2024.
AZEVEDO A. J. Responsabilidade pré-contratual no Código de Defesa do Consumidor: Estudo Comparativo com a responsabilidade pré-contratual no Direito comum. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67292/69902. Acesso em: 03/06/2024.
FILHO, S. C. Programa de responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2012.
GOMES, O. Contratos. 26. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
HEIMAS, P. Requisitos da responsabilidade pré-contratual. JusBrasil. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/requisitos-para-configuracao-da-responsabilidade-pre-contratual/112322167. Acesso em: 01/06/2024.
PONTES, S. Responsabilidade Civil Pré-Contratual. JusBrasil. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/responsabilidade-civil-pre-contratual/604180430. Acesso em: 03/06/2024.
SILVA, E. Breves apontamentos acerca da responsabilidade pré-contratual. Conteúdo Jurídico. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/41144/breves-apontamentos-acerca-da-responsabilidade-pre-contratual. Acesso em: 03/06/2024.
STOLZE, P. Contratos: Teoria Geral. São Paulo: Saraiva, 2015.
VENOSA, S. S. Direito Civil – Teoria Geral das Obrigações e dos Contratos. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Lucena Melo de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.