O fim da barreira entre o real e o digital: uma análise dos riscos à saúde humana frente aos avanços tecnológicos na perspectiva de “Wall-E” e do Direito Digital
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10583Palavras-chave:
Riscos à saúde humana, Internet, Direito DigitalResumo
O presente artigo tem como intuito analisar a animação Wall-E (2008), com olhos atuais, chamando atenção para a crescente dependência humana da tecnologia. Não há que se esquecer os benefícios trazidos pela globalização e celeridade decorrentes da Internet, mas sim colocá-los em questionamento frente ao impacto desta na vida do ser humano e de sua organização social e jurídica. Para tanto, far-se-á alusão a doenças e sintomas resultante da aproximação cada vez maior entre o mundo material, fático, e o espaço virtual, buscando algum mecanismo de defesa entre a utilização do meio tecnológico, nossa dependência deste e os riscos que ele traz à nossa saúde. Visando atingir tal finalidade, o artigo irá abordar as nuances trazidas pelo Marco Civil da Internet e seu papel no âmbito da proteção e cuidado para com a saúde humana.
Referências
BRASIL. Lei n.º 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 22 jun. 2024.
COALIZA, Blog do. Dependência de internet tem graves consequências. 2015. Disponível em: http://www.coaliza.org.br/dependencia-de-internet-tem-graves-consequencias/. Acesso em: 22 jun. 2024.
COELHO, Bruno. Doenças relacionadas ao uso do computador. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABX8IAH/dencas-relacionadas-ao-uso-computador. Acesso em: 22 jun. 2024.
DUARTE, Giuliana Tenuta; NOGUEIRA, Paula Saviolli. O uso excessivo da internet e das redes sociais também pode ser considerado doença. 2014. Disponível em: http://jornalismosp.espm.br/plural/o-uso-excessivo-da-internet-e-das-redes-sociais-tambem-pode-ser-considerado-uma-doenca. Acesso em: 22 jun. 2024.
WALL-E. Gênero: Animação. Direção: Andrew Stanton. Roteiro: Andrew Stanton, Jim Reardon, Pete Docter. Elenco: Bem Burtt, Elissa Knight. EUA: Disney/ Buena Vista, 2008. Duração: 98 min., son., color. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=l2g0woQZLbo. Acesso em: 22 jun. 2024.
POLÍTICO, Pragmatismo. As novas doenças provocadas pelo uso da internet. 2013. Disponível em: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/10/conheca-doencas-provocadas-internet.html. Acesso em: 22 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-06-26 (2)
- 2024-06-26 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giovanne Duarte de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.