Intervenção dos educadores sociais no combate ao bullying escolar: métodos e impactos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10974Resumo
O presente estudo investiga a complexidade do bullying escolar e a necessidade de estratégias eficazes para seu enfrentamento. O objetivo principal é realizar uma análise bibliográfica sobre a necessidade urgente de estratégias eficazes para combater o bullying, ressaltando a importância do papel dos educadores sociais e oferecendo uma visão detalhada dos métodos e programas que têm demonstrado sucesso na redução da violência escolar. Para isso, o estudo utilizou como metodologia, a revisão de pesquisas e práticas sobre o bullying como direcionamento à pesquisa bibliográfica. O levantamento e análise de dados focou na eficácia de intervenções como a mediação de conflitos e o suporte psicológico, além de ressaltarem a urgência de conscientização e capacitação de profissionais envolvidos, tendo como materiais-base artigos de revisão, capítulos de livro e obras sobre a temática, encontradas em diferentes bases de dados digitais como Google Acadêmico, Scielo, Editorias, entre outros. Os resultados indicaram que a colaboração entre educadores, gestores e famílias é essencial para o sucesso das intervenções contra o bullying. Programas como o A.V.E. demonstraram eficácia na redução da violência escolar e na melhoria do bem-estar dos alunos. a pesquisa concluiu que a ausência de um ambiente empático e de estratégias adequadas pode perpetuar o bullying, ressaltando a demanda por um enfoque integrado e capacitado para garantir a segurança e o desenvolvimento saudável dos estudantes.
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