Intervenção dos educadores sociais no combate ao bullying escolar: métodos e impactos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10974

Resumen

O presente estudo investiga a complexidade do bullying escolar e a necessidade de estratégias eficazes para seu enfrentamento. O objetivo principal é realizar uma análise bibliográfica sobre a necessidade urgente de estratégias eficazes para combater o bullying, ressaltando a importância do papel dos educadores sociais e oferecendo uma visão detalhada dos métodos e programas que têm demonstrado sucesso na redução da violência escolar. Para isso, o estudo utilizou como metodologia, a revisão de pesquisas e práticas sobre o bullying como direcionamento à pesquisa bibliográfica. O levantamento e análise de dados focou na eficácia de intervenções como a mediação de conflitos e o suporte psicológico, além de ressaltarem a urgência de conscientização e capacitação de profissionais envolvidos, tendo como materiais-base artigos de revisão, capítulos de livro e obras sobre a temática, encontradas em diferentes bases de dados digitais como Google Acadêmico, Scielo, Editorias, entre outros. Os resultados indicaram que a colaboração entre educadores, gestores e famílias é essencial para o sucesso das intervenções contra o bullying. Programas como o A.V.E. demonstraram eficácia na redução da violência escolar e na melhoria do bem-estar dos alunos. a pesquisa concluiu que a ausência de um ambiente empático e de estratégias adequadas pode perpetuar o bullying, ressaltando a demanda por um enfoque integrado e capacitado para garantir a segurança e o desenvolvimento saudável dos estudantes.

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Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Cabral, G. N., Cabral, S. L. E., Silva, D. R. da, & Tenório, M. R. (2024). Intervenção dos educadores sociais no combate ao bullying escolar: métodos e impactos. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(3), 4061–4070. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10974