Intervenção dos educadores sociais no combate ao bullying escolar: métodos e impactos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10974Resumen
O presente estudo investiga a complexidade do bullying escolar e a necessidade de estratégias eficazes para seu enfrentamento. O objetivo principal é realizar uma análise bibliográfica sobre a necessidade urgente de estratégias eficazes para combater o bullying, ressaltando a importância do papel dos educadores sociais e oferecendo uma visão detalhada dos métodos e programas que têm demonstrado sucesso na redução da violência escolar. Para isso, o estudo utilizou como metodologia, a revisão de pesquisas e práticas sobre o bullying como direcionamento à pesquisa bibliográfica. O levantamento e análise de dados focou na eficácia de intervenções como a mediação de conflitos e o suporte psicológico, além de ressaltarem a urgência de conscientização e capacitação de profissionais envolvidos, tendo como materiais-base artigos de revisão, capítulos de livro e obras sobre a temática, encontradas em diferentes bases de dados digitais como Google Acadêmico, Scielo, Editorias, entre outros. Os resultados indicaram que a colaboração entre educadores, gestores e famílias é essencial para o sucesso das intervenções contra o bullying. Programas como o A.V.E. demonstraram eficácia na redução da violência escolar e na melhoria do bem-estar dos alunos. a pesquisa concluiu que a ausência de um ambiente empático e de estratégias adequadas pode perpetuar o bullying, ressaltando a demanda por um enfoque integrado e capacitado para garantir a segurança e o desenvolvimento saudável dos estudantes.
Citas
ALMEIDA, H. N. A recomposição dos laços sociais – uma mediação expressiva e instrumental na luta contra a exclusão social. In: CUNHA, Pedro (org.). (2004). Actas do colóquio de mediação. Uma forma de resolução alternativa de conflitos. Porto: Universidade Fernando Pessoa. 2004.
AVILÉS, J. M. M. Bullying: guia para educadores. Campinas: Mercado de Letras. 2013.
CABRAL, G. N. O impacto do cyberbullying no ambiente educativo: desafios e estratégias de intervenção na abordagem psicoeducativa. In: CABRAL, Gladys Nogueira; RAIMUNDO, Joselita Silva Brito. (Org.). Psicologia, Tecnologias e educação: Novas Perspectivas, v. II. Alegrete, RS: Editora TerriED. 2023, p. 66-83. Disponível em: https://03aaa5d3-1809-4d80-ba2c-5513b2bdae61.usrfiles.com/ugd/03aaa5_62a44e1f54c54ac38fbc8c8a20213a3d.pdf Acesso e: 04 set. 2024.
CHALITA, G. Pedagogia da amizade – Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. 5. ed. São Paulo: Gente, 2008.
FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying Escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
FERNANDES, G.; MATTAR YUNES, M. A.; TASCHETTO, L. R. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O papel do professor e da escola como promotores de resiliência. Revista Sociais e Humanas, [S. l.], v. 30, n. 3, 2017. DOI: 10.5902/2317175827701. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/27701. Acesso em: 5 set. 2024.
FREIRE, A. N.; AIRES, J. S. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), 55-60. 2012.
GUARESCHI, A. P. SILVA, M. R. da. (Coord.) Bullyng Mais Sério do que se imagina. 2. ed. Porto Alegre: Mundo Jovem, EDIPUCRS, 2008.
HEKTNER, J. M.; SWENSON, C. A. Links from teacher beliefs to peer victimization and bystander intervention tests of mediating processes. E-Journal of Early Adolescence, Berlin, v. 32, n. 4, p. 516-536, Aug. 2012.
MENDES, C. S. Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 45 (3). Lisboa, Portugal 2011 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300005 Acesso em: 05 set. 2024.
MEOTTI. J. P.; PERÍCOLI, M. A postura do professor diante do bullying em sala de aula. Revista Panorâmica On-Line. Barra do Garças – MT, vol. 15, p. 66 - 84, dez. 2013. ISSN - 2238-921-0.
NETO, A. A. L. Bullying. Adolescente e Saúde. 2007.
PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BRINO, R. de F. Formação de Professores para Prevenção e Gestão de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2023. v.39, e39. Pesquisa Doi: https://doi.org/10.1590/0102.3772e39310.pt
PIÑUEL, I.; OÑATE, A. Acoso y Violencia Escolar en España: Informe Cisneros X. Ediciones IIEDDI. 2007.
PIÑUEL, I.; OÑATE, A. Test AVE Acoso y Violencia Escolar. Madrid: TEA Ediciones. 2006.
ROSA, M. J. A. Violência no Ambiente Escolar: refletindo sobre as consequências para o processo ensino aprendizagem. Fórum Identidades, 4(8), 143-158. 2010.
SERPA, D. Pensando um espaço livre de bullying: conscientizando na escola e na internet. Revista Educar Mais, v. 7, p. 703 - 711, 2023.
SHIN, Y.; HYE, Y. K. Peer victimization in Korean preschool children: the effects of child characteristics, parenting behaviors, and teacher-child relationships. School Psychology International, London, v. 29, n. 5, p. 590-605, Oct. 2008.
TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Bullying e intervenção no Brasil: um problema ainda sem solução. In: Congresso Nacional De Psicologia Da Saúde: Saúde, Sexualidade e gênero (Org.), Anais eletrônicos. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gladys Nogueira Cabral, Shanda Lindsay Espinoza Cabral, Diogo Rafael da Silva, Marcelo Rodrigues Tenório
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.