Estratégias de ensino de geografia na produção de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11181Palavras-chave:
Estratégias Pedagogicas, Metodologias ativas, Georreferenciamento, Sistemas AgroindustriaisResumo
A geografia, ao estudar a relação entre o homem e o ambiente, busca entender a organização do espaço agrário, os sistemas de produção, os impactos ambientais e as desigualdades socioeconômicas no acesso e distribuição de alimentos. O presente trabalho tem como objetivo abordar a relevância das metodologias aplicadas ao ensino de geografia na produção de alimentos observando sua diversa vertentes dentro do sistema agroindustrial, além de conectar o conteúdo teórico com a prática, promovendo uma compreensão ampla e crítica dos processos espaciais e ambientais que influenciam o setor alimentício. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, realizado a partir da pergunta norteadora: De que forma o ensino de Geografia pode contribuir para a compreensão dos processos produtivos de alimentos? Foram feitas buscas em plataformas oficiais de dissertações e teses, utilizou-se artigos científicos através das plataformas Scielo, Google Acadêmico, Researchgate e Academia. Foi possível identificar que entre as metodologias mais utilizadas estão o uso de mapas e cartografias, que permitem aos alunos identificarem as áreas de produção agrícola, as dinâmicas de exportação e importação, e os efeitos do clima e do relevo na produtividade. Além disso, estudos de caso são ferramentas eficazes para explorar realidades específicas, como o impacto do agronegócio, a agricultura familiar ou os sistemas agroflorestais. Essa abordagem possibilita compreender os desafios regionais e as estratégias para superá-los. Atividades práticas, como visitas a propriedades rurais, feiras agroecológicas ou hortas escolares, também favorecem o aprendizado ativo, permitindo que os estudantes vivenciem na prática os conceitos abordados em sala. Conclui-se que o ensino de geografia se torna mais dinâmico, engajante e conectado à realidade dos estudantes, quando este é estrategicamente relacionado a propostas de realidades diversificadas.
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