Abordagens transversais em meio ambiente diante da inclusão de sujeitos com TDAH: olhares dialógicos

Autores

  • Jocilda de Almeida Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso, São Bento, Paraíba
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Wan Walles Pereira Nunes Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11228

Palavras-chave:

TDAH, Transversalidade, Meio Ambiente., Educação, Contemporaneidade

Resumo

Entre os principais temas transversais, encontra-se a discussões acerca do meio ambiente, abarcando estratégias, difusões de saberes e práticas e a consolidação de hábitos e intervenções pautadas nas habilidades sociais-coletivos em suas matrizes pró-ambientais, promovendo ganhos intra e interpessoais, assim como o desenvolvimento de ações cooperativas. Partindo do pressuposto acima, o estudo em questão discorre sobre como os enfoques transversais intricados nas proposições ambientais podem influir positivamente nos processos de inclusão social de sujeitos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), objetivando, acima de tudo, possíveis dialógicas interdisciplinares em vista das contingências participativas. Nos fins de pesquisa, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, administrar e expressas as informadas buscadas perante das objetivações levantadas, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro, obras especializadas e outras produções acadêmicas encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Publicações da CAPES e Web of Science. Seguindo as informações levantadas, conclui-se que as abordagens transversais pautadas na valorização do meio ambiente possibilitam diálogos metodológicos-aplicativos capazes de promover a inclusão social de sujeitos com TDAH, influindo positivamente na participação coletiva e pró-ambiental, assim como na inserção social e no desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais, tendo como exemplo: a edificação de competências cognitivas, a fortificação vínculos afetivos e habilidades sociais e o fomento contínuo das funções executivas.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

Referências

CARVALHO, Milena Amzalak. O uso do jardim sensorial como ferramenta pedagógica na inclusão de alunos com TDAH. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 2, p. 1170-1191, 2022.

CASTELHANO, M. V. C.; ALMEIDA, F. F. F. ; GURJAO, T. A. ; SOUSA JUNIOR, A. C. ; LIRA, D. G. ; MEDEIROS, G. R. ; PEREIRA, D. S. . Um recorte histórico-cultural sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na contemporâneidade. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 701-709, 2023.

CASTELHANO, Marcos et al. Tdah e as proposições metodológicas nos panoramas educativos: um recorte psicológico-pedagógico: ADHD and methodological propositions in educational panoramas: a psychological-pedagogical approach. Revista Coopex., v. 15, n. 01, p. 4564-4572, 2024.

CHEFFER, Maycon Hoffmann et al. Desafios educacionais de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da região sul do Brasil. Revista Acervo Educacional, v. 5, p. e13244-e13244, 2023.

DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira. Educação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. 2019. Monografia (Doutorado)–Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari-Univates, Lajeado, 2019.

DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira; MAZZARINO, Jane Marcia; FIGUEIREDO, Aida. Interferências Da Natureza no Comportamento De Crianças Com TDAH: Estudo De Caso No Nordeste Brasileiro. Ambiente & Sociedade, v. 25, p. e00311, 2022.

DESIDÉRIO, Rosimeire; MIYAZAKI, Maria Cristina de OS. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, p. 165-176, 2007.

FACION, J. R. Transtorno do desenvolvimento e do comportamento. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.

FIGUEIRÓ, Sofia Gomez. TDAH e você: Como esse transtorno impacta a sua vida. Literare Books, 2023.

FONTANA, Rosiane da Silva et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arquivos de Neuro-psiquiatria, v. 65, p. 134-137, 2007.

GALLO, Sílvio. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental–Brasília: MEC, p. 56, 2001.

KRAETZIG, JulianaMazzanti. Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível. Repositório UFSM, 2008.

MARTINS, Thaís Presa; PERES, Rildo Goulart; DE SOUZA, Nádia Geisa Silveira. Prescrever “tempo verde”: sobre outros modos de controle de sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 3, 2019.

MÜLLER, Merli Lúcia; SCHWANTZ, Cleusa. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNO COM TDAH: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, n. 1, p. 67-82, 2012.

OLIVEIRA, D. Avaliação, Intervenção e Diagnóstico: TDA e TDAH. Rio de Janeiro: PsiquEasy, 2019.

PASTURA, Giuseppe Mário C.; MATTOS, Paulo; ARAÚJO, Alexandra PQ. Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 32, p. 324-329, 2005.

RAMOS, Rafael Yus. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Grao, 2020.

RANGEL JÚNIOR, Édison de Britto; LOOS, Helga. Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 21, p. 373-382, 2011.

SOUZA, Camila Fernanda Oliveira et al. Construção de jogos lúdicos visando educação ambiental com crianças portadoras de TDAH. Repositório UFGD, 2011.

SOUZA, Laís Sabino; MOIZÉS, Fábio Alexandre; STRAPAZZON, Alessandra Garcia Garbin. Jogo pedagógico em bambu laminado para crianças com TDAH. Revista Concepção, v. 2, n. 1, p. 37-63, 2023.

WUO, Andrea Soares; MARQUES, Luiza Nunes. TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes. Práxis Educativa, v. 18, p. 1-14, 2023.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Rodrigues, J. de A., Castelhano, M. V. C., Medeiros, A. C. de, Maracajá, P. B., & Nunes, W. W. P. (2025). Abordagens transversais em meio ambiente diante da inclusão de sujeitos com TDAH: olhares dialógicos. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 231–. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11228

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>