Abordagens transversais em meio ambiente diante da inclusão de sujeitos com TDAH: olhares dialógicos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11228Palavras-chave:
TDAH, Transversalidade, Meio Ambiente., Educação, ContemporaneidadeResumo
Entre os principais temas transversais, encontra-se a discussões acerca do meio ambiente, abarcando estratégias, difusões de saberes e práticas e a consolidação de hábitos e intervenções pautadas nas habilidades sociais-coletivos em suas matrizes pró-ambientais, promovendo ganhos intra e interpessoais, assim como o desenvolvimento de ações cooperativas. Partindo do pressuposto acima, o estudo em questão discorre sobre como os enfoques transversais intricados nas proposições ambientais podem influir positivamente nos processos de inclusão social de sujeitos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), objetivando, acima de tudo, possíveis dialógicas interdisciplinares em vista das contingências participativas. Nos fins de pesquisa, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, administrar e expressas as informadas buscadas perante das objetivações levantadas, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro, obras especializadas e outras produções acadêmicas encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Publicações da CAPES e Web of Science. Seguindo as informações levantadas, conclui-se que as abordagens transversais pautadas na valorização do meio ambiente possibilitam diálogos metodológicos-aplicativos capazes de promover a inclusão social de sujeitos com TDAH, influindo positivamente na participação coletiva e pró-ambiental, assim como na inserção social e no desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais, tendo como exemplo: a edificação de competências cognitivas, a fortificação vínculos afetivos e habilidades sociais e o fomento contínuo das funções executivas.
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