Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Inclusão, Meio Ambiente, SocioemocionalResumo
A educação ambiental permite a lapidação do sujeito a partir de seus sentidos emancipatórios e autônomos, permitindo, por via de processos políticos-coletivos, as mudanças interativas mediante das contextualizações socioambientais, manejando com as exigências de consumo na atualidade. Pensando nisso, o presente estudo discorre sobre a importância da educação ambiental crítica perante da utilização de intervenções e execuções emancipatórias-inclusivas, levando em consideração como tais propostas podem influir no desenvolvimento de competências e habilidades de matriz socioemocional. Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, lapidar e exprimir os conteúdos e proposições levantadas dentro da estruturação científica, partindo de diferentes vieses teórico-práticos, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e outros acervos especializados. Sendo assim, considerando a significância fundamental da educação ambiental em suas naturezas críticas, inclusivas e propriamente sustentáveis, seguem os demais tópicos atreladas as objetivações aqui colocadas, tendo como plano de fundo as edificações críticas, afetivas e individuais-coletivas perante das possibilidades executórias dos sentidos educacionais-ambientais na contemporaneidade.
Referências
OLIVEIRA, Teresa Vieira dos Santos. A educação ambiental e cidadania: a transversalidade da questão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n. 4, p. 1-9, 2007.
DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.
GATTO, Eliane. Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Paco Editorial, 2015.
KRAETZIG, Juliana Mazzanti. Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível. Repositório UFSM, 2008.
LISBÔA,, J. M.. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: um diálogo necessário. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6, 2021. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1686.
MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FAEM, 2002.
NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental Crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.
TACLA, C. et al. A aprendizagem socioemocional na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. p. 13-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.