As intervenções psicoeducativas em saúde mental na escola: um diálogo entre a psicanálise e a psicologia da saúde
Resumo
As intervenções psicoeducativas representam um conjunto de estratégias significativas para possíveis mediações positivas e interacionais diante das contingências educacionais, modelando as práticas dos educadores em vista de possíveis iniciativas voltadas a promoção de qualidade vida, assim como formativa de acolhimento estratégico perante de riscos psicossociais vigentes ou latentes. Partindo desse pressuposto, o estudo em questão objetiva possíveis visualizações sobre a saúde mental na escola a partir das interações teórico-práticas entre os enfoques psicanalíticos e as fundamentações abarcadas pela Psicologia da Saúde, (re)pensando sobre as intervenções psicoeducativas como potência mediadora das proposições executórias na educação contemporânea em suas variadas consolidações. No âmbito de pesquisa, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa para consolidar, agrupar e fundamentar as argumentações e informações mencionadas ao longo do trabalho, tendo como base as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Considerando as afirmativas consolidadas ao longo do texto, finaliza-se com a noção de que as intervenções psicoeducativas são fundamentais para as mediações interativas no âmbito da saúde mental da escola, demostrando que a díade dialógica entre a Psicologia da Saúde e a Psicanálise conservam representações conceituais-executórias importantes frente dos processos subjetivos, das dinâmicas institucionais e das caracterizações da sociedade em seu ponto de vista civilizatório.
Referências
BRESSAN, R. A.; KIELING, C.; ESTANISLAU, G. M.; MARI, J. Promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. P. 37-48.
CASTELHANO, M. V. C.; BENEVIDES, D. S. ; LUCENA, H. H. ; SANTOS, G. C. . A psicanálise e a saúde mental: um diálogo possível. In: Roger Goulart Mello; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: teorias e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020, v. 3, p. 119-125.
CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 11-20.
CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; PEREIRA, J. E. G. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, R. F. ; LINHARES, T. S. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SANTOS, M. F. D. . A SAÚDE MENTAL E OS ENFOQUES PSICANALÍTICOS NO MEIO PEDAGÓGICO: UMA DIALÓGICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Deyvid Israel da Silva Alves; Reijane Pereira da Silva; Maria Aparecida de Freitas Furtado; José Alberto André Guimarães; Danielly Mabel Formiga Leite de Almeida; Aíres de Melo Silva; Kalenia Lígia Bezerra Jácome; Simone Far. (Org.). A EDUCAÇÃO DIANTE DAS ENTRELINHAS DA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2022, v. 1, p. 57-74.
CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicoeducacional. 2007.
COELHO, Martins; VERDE, Lénea. COMPETÊNCIA EMOCIONAL EM PROFESSORES-CONTRIBUTOS DA PSICOEDUCAÇÃO. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, n. 8, 2012.
FACCI, Marilda Gonçalves; EIDT, Nádia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de avaliação psicoeducacional. Psicologia USP, v. 17, p. 99-124, 2006.
JOHANN, J. R.; JOHANN, R. L. V. O. Educação e Saúde. In: REZENDE, Manuel Morgado et al. Psicologia da saúde na escola: lições e desafios. Vetor Editora, 2018.
KUPFER, Maria Cristina Machado. O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Educação & Realidade, v. 35, n. 1, 2010.
KUTCHER, S.; WEI, Y.; ESTANISLAU, G. Educação em saúde mental. . A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. p. 63-70.
LAJONQUIÈRE, Leandro. Dos" erros" e em especial daquele de renunciar à educação: Notas sobre psicanálise e educação. Estilos da clínica, v. 2, n. 2, p. 27-43, 1997.
PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psicologia da Educação, n. 30, 2010.
RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicol. educ., São Paulo , n. 39, p. 23-30, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 jun. 2023.
TEIXEIRA, José A. Carvalho. Psicologia da saúde. Análise psicológica, p. 441-448, 2004.
VIEIRA, M. A.; ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A.; BORDIN, I. A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. 13-24.
YUNES, Maria Angela Mattar; FERNANDES, Grazielli; WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Educação, v. 41, n. 1, p. 83-92, 2018.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-07-27 (2)
- 2023-07-10 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.