A educação infantil em meio das possibilidades vivenciais em saúde mental: um olhar psicanalítico
Resumo
A educação infantil abarca variadas possibilidades institucionais, metodológicas, experienciais e teórico-práticas ao longo das execuções diante das propostas pedagógicas atuais, tendo como base o desenvolvimento global enquanto processo interativo e sociocultural específico, expondo a importância das ambientações simbolicamente estruturas em suas entrelinhas vinculares. Nesse sentido, observa-se a importância dos diálogos sobre as formatações do cuidado, acolhimento e estimulação defronte dos espaços pré-escolares e das instituições escolares, enfatizando que os panoramas da educação infantil englobam diversas dimensões dentro e fora dos liames de matriz pedagógica. Partindo das colocações acima, o presente estudo, através da ótica psicanalítica, estrutura-se como discussão voltada as amplitudes da educação infantil a partir dos panoramas interventivos em saúde mental, esboçando possíveis constantes metodológicas de promoção e prevenção perante da construção da vida psíquica infante. Em resumo, conclui-se que a ótica psicanalítica traz consigo possibilidades formativas, interpretativas e aportes metodológicos necessários para mediar com as proposições elaborativas entre a educação infantil e as edificações nas estratégias em saúde mental, pontuando a importância dos diálogos teórico-práticas entre as objetivações pedagógicas e a valorização do sujeito em suas entrelinhas pulsionais, inconscientes e propriamente subjetivas.
Referências
ARAGÃO, Regina. A psicanálise no campo da educação infantil: uma aplicação possível. Em aberto, v. 18, n. 73, 2001.
BRESSAN, R. A.; KIELING, C.; ESTANISLAU, G. M.; MARI, J. Promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. P. 37-48.
CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, n. 101, p. 113-127, 1997.
CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 11-20.
CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; PEREIRA, J. E. G. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, R. F. ; LINHARES, T. S. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SANTOS, M. F. D. . A SAÚDE MENTAL E OS ENFOQUES PSICANALÍTICOS NO MEIO PEDAGÓGICO: UMA DIALÓGICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Deyvid Israel da Silva Alves; Reijane Pereira da Silva; Maria Aparecida de Freitas Furtado; José Alberto André Guimarães; Danielly Mabel Formiga Leite de Almeida; Aíres de Melo Silva; Kalenia Lígia Bezerra Jácome; Simone Far. (Org.). A EDUCAÇÃO DIANTE DAS ENTRELINHAS DA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2022, v. 1, p. 57-74.
CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero?. Artmed Editora, 2009.
DE OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2014.
DE OLIVEIRA, Zilma Ramos et al. O trabalho do professor na Educação Infantil. Editora Biruta, 2020.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory J.; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da personalidade-8. AMGH Editora, 2015.
GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. Contos de fada e desenvolvimento psicossexual: o que pensam e dizem as crianças, o que fazem as professoras. Paco Editorial, 2019.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. 4a edi- ção. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda, 2001.
MEDNICOFF, E. Dossiê Freud. São Paulo, SP: Universos dos livros, 2015.
QUINET, Antonio. A descoberta do inconsciente. Do desejo ao sintoma. 2aed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
REZENDE, Tânia Maria Asturiano de Campos. Da criança problema na educação infantil à criança como enigma: uma direção marcada pela psicanálise. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SÁ, Alexsandra Roma Ramos; DE SOUZA, Alex Sandro. CAPÍTULO 2 CONCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DO ALUNO. “REIMAGINAR NOSSO FUTURO JUNTOS”, p. 23, 2023.
SILVEIRA, Rafaela Carvalho Sousa. O PROFESSOR, A FAMÍLIA E O PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS. EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE, v. 4, n. 1, p. 164-181, 2018.
VIEIRA, M. A.; ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A.; BORDIN, I. A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. 13-24.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Artmed Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.