Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais

Autores/as

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso, São Bento
  • Andressa Wanderley de França Faculdade Sucesso, São Bento
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida Faculdade Católica da Paraíba, Patos

Palabras clave:

Educação Ambiental, Inclusão, Meio Ambiente, Socioemocional

Resumen

A educação ambiental permite a lapidação do sujeito a partir de seus sentidos emancipatórios e autônomos, permitindo, por via de processos políticos-coletivos, as mudanças interativas mediante das contextualizações socioambientais, manejando com as exigências de consumo na atualidade. Pensando nisso, o presente estudo discorre sobre a importância da educação ambiental crítica perante da utilização de intervenções e execuções emancipatórias-inclusivas, levando em consideração como tais propostas podem influir no desenvolvimento de competências e habilidades de matriz socioemocional. Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, lapidar e exprimir os conteúdos e proposições levantadas dentro da estruturação científica, partindo de diferentes vieses teórico-práticos, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e outros acervos especializados. Sendo assim, considerando a significância fundamental da educação ambiental em suas naturezas críticas, inclusivas e propriamente sustentáveis, seguem os demais tópicos atreladas as objetivações aqui colocadas, tendo como plano de fundo as edificações críticas, afetivas e individuais-coletivas perante das possibilidades executórias dos sentidos educacionais-ambientais na contemporaneidade.

Citas

OLIVEIRA, Teresa Vieira dos Santos. A educação ambiental e cidadania: a transversalidade da questão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n. 4, p. 1-9, 2007.

DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.

GATTO, Eliane. Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Paco Editorial, 2015.

KRAETZIG, Juliana Mazzanti. Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível. Repositório UFSM, 2008.

LISBÔA,, J. M.. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: um diálogo necessário. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6, 2021. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1686.

MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FAEM, 2002.

NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental Crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.

TACLA, C. et al. A aprendizagem socioemocional na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. p. 13-24.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Castelhano, M. V. C., França, A. W. de, & Almeida, F. F. F. de. (2023). Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(3), 1603–1612. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9972

Artículos más leídos del mismo autor/a