Educação e fraternidade: eixos norteadores da liberdade Humana

Autores

  • José Roberto da Silva
  • Maria Iratelma Pereira
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patricio Borges Maracaja

Resumo

O presente artigo relata como a educação e a fraternidade podem caminhar lado a lado. O objetivo possibilitará reflexões acerca do tema da campanha da fraternidade do ano de 2022, com destaque para a temática Fraternidade e Educação. A pesquisa bibliográfica aponta para a descrição dos saberes norteadores da liberdade humana, saberes esses inerentes à vida sábia, fraterna e humanizante. O procedimento metodológico utilizou de interpretações de autores que pesquisam acerca da educação fraterna e humanizante.  A vida em fraternidade proporciona a dignidade humana. Refletir sobre a campanha da fraternidade proporciona a compreensão da educação, interpretada não apenas sendo um dever da escola, como função de transmitir conteúdos, ou preparação para o trabalho. A campanha da fraternidade propicia pensar que educar não é um ato isolado, limitando-se apenas ao contexto escolar. A educação é o processo pelo qual os indivíduos buscam sua ascensão. É através da educação que os sujeitos se reconhecem como transformadores da vida em sociedade. As mudanças na educação corroboram para novas posturas das classes sociais, fortalecendo os vínculos com o processo de transformação dos sujeitos. A educação possibilita mudanças no comportamento dos sujeitos, auxiliando no seu processo intelectual, cultural e social. A perspectiva de uma educação humanizante perpassa pela necessidade de mudanças na sociedade, exigindo posturas sábias capazes de transformar os sujeitos para uma educabilidade libertadora, humana e fraterna.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva , J. R. da, Pereira , M. I., Medeiros, A. C. de ., & Maracaja, P. B. (2022). Educação e fraternidade: eixos norteadores da liberdade Humana. Revista Brasileira De Filosofia E História, 11(1), 281–296. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9557

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>