Avaliação da marcha em ponta de pé em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10209Keywords:
Transtorno do espectro autista; Desempenho psicomotor; Ponta de pé; Marcha; Qualidade de vidaAbstract
Objetivou-se avaliar a incidência e características da marcha em ponta de pé de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Foi realizada pesquisa quantitativa e transversal. A amostragem foi constituída por 39 voluntários. Os resultados demonstraram que 82,1% das crianças possuíam dificuldade em manter uma marcha normal e utilizam a ponta de pé para deambular. Quanto aos momentos, 15,4% apresentaram a marcha em ponta de pé a todo momento. Esta pesquisa possibilita aos profissionais que atuam nesta área a avaliar e traçar tratamentos que tenham como objetivo de reeducar a marcha das crianças com esse transtorno.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Milena Nunes Alves de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.