Estratégia educacional para a promoção do autocuidado entre idosos diabéticos assistidos na atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10398Keywords:
Atenção Primária à Saúde; Acesso à Atenção Primária; Saúde do Idoso, Diabetes Mellitus.Abstract
Objetivo: Relatar a experiência quanto a realização de atividades educativas para promoção do autocuidado de idosos diabéticos. Métodos: Relato de experiência produzido em uma unidade básica de saúde no município de Santa Luzia- PB, baseado no arco da problematização de Maguerez com cinco fases: identificação da realidade, pontos chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Com base na problematização principal da baixa aderência ao tratamento devido a falta de conhecimento sobre a doença. Resultados: A estratégia utilizada foi a conscientização da população e dos Agentes Comunitários de Saúde acerca do problema. Empoderar pacientes diabéticos por meio de educação para o autocuidado resultou em melhor adesão ao tratamento, redução de complicações, melhor controle glicêmico e qualidade de vida. Ao focar no reforço do autocuidado, incluindo monitoramento regular da saúde e atividades físicas, aumentou-se a frequência dos pacientes nos serviços de saúde. O envolvimento comunitário e o planejamento contínuo ainda apoiam a jornada terapêutica dos pacientes diabéticos, promovendo a colaboração entre profissionais de saúde e agentes comunitários. Atividades como palestras direcionadas a pacientes idosos incentivaram o autocuidado e consultas regulares na unidade de saúde. Conclusão: É essencial uma abordagem integrada e personalizada, combinada com estratégias de prevenção e ações de saúde pública, para combater o desafio crescente do Diabetes Mellitus na população idosa.
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