Marketing in agro-industrial systems: strategies of the dairy agro-industry in the Brazilian semiarid region

Authors

  • Janaína de Araújo Almeida Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Maria Clidineide da Silva Carlos Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Jo´sé Anderson Moura de Souza Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu, Ceará
  • José Edinando Cezário dos Santos Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu, Ceará
  • José Cezario de Almeida Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba
  • Thalita Sévia Soares de Almeida Magalhães Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11197

Keywords:

Agroindustries, Dairy products, Marketing, Agroindustrial Systems

Abstract

Os sistemas agroindustriais compreendem uma complexa cadeia produtiva que engloba desde a produção agrícola até a comercialização de produtos agroindustriais, envolvendo diferentes agentes, como produtores, processadores, distribuidores e consumidores. Vale destacar as empresas que buscam se inovar e manterem-se mais fortes, devem focar na satisfação dos clientes, pois essa satisfação acaba viabilizando o sucesso de qualquer empreendimento, sendo assim, é indispensável analisar o comportamento de compra do consumidor para identificar e ajustar os erros no produto ou serviço para aprimorá-los conseguindo assim mensurar o grau de satisfação dos clientes. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar as estratégias de marketing utilizadas em agroindústrias de lacticínios no semiárido brasileiro, visando identificar as melhores práticas e abordagens. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. Para levantamento dos trabalhos acadêmicos foram utilizadas a base da Web of Science (CAPES), ScienceDirect e o Google Acadêmico, e os descritores “Marketing”, “Laticínios” e “Semiárido”. A princípio, a busca pelos descritores foi dada individualmente, utilizando-se posteriormente os cruzamentos utilizando o operador booleano “and”. Ainda assim, para a seleção da amostra, foram válidos os seguintes critérios de inclusão: trabalhos acadêmicos (artigos, monografias, dissertações e Teses) publicados no idioma português, no período de 2018 a 2023, que retratam a temática em estudo. Os resultados mostraram que a identificação dos principais desafios e oportunidades do setor agroindústrias de lacticínios no contexto do marketing permitiu uma compreensão mais aprofundada das demandas e expectativas dos consumidores, bem como das exigências do mercado. A análise das tendências de mercado e das oportunidades de diferenciação dos produtos possibilitou a identificação de nichos de mercado e a criação de estratégias para se destacar da concorrência. A avaliação das estratégias de comunicação mais eficazes para promover os produtos agroindustriais permitiu o desenvolvimento de ações de marketing mais direcionadas e assertivas. Além disso, a análise do uso das redes sociais como ferramenta para o marketing digital revelou a importância desse canal de comunicação e sua capacidade de alcançar um grande número de consumidores de forma direta e eficiente. Assim, conclui-se que a compreensão dos desafios, a identificação das oportunidades, a diferenciação dos produtos e o uso estratégico das redes sociais são elementos essenciais para o sucesso das empresas do setor agroindústrias de lacticínios no mercado atual.

Author Biographies

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

José Cezario de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba

Prof. Dr. José Cezario de Almeida. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. UNIFAESP-Faculdade; Mestre em Meio Ambiente (UFPB); Doutor em Ciências Biológicas (UFPE), Pós-Doutor p/ USP. Dr em Ciências Jurídicas (Direito) p/UFPB. Advogado.

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Published

2025-01-29

How to Cite

Almeida, J. de A., Medeiros, A. C. de, Maracajá, P. B., Carlos, M. C. da S., Silva, R. J. N. da, Souza, J. A. M. de, Santos, J. E. C. dos, Almeida, J. C. de, & Magalhães, T. S. S. de A. (2025). Marketing in agro-industrial systems: strategies of the dairy agro-industry in the Brazilian semiarid region. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 113–128. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11197

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