A Teologia da libertação embutida no pensamento de Leonardo Boff:
Uma iluminação para as Comunidades Eclesiais de Base
Abstract
O artigo em tela parte da observação de escritos de Leonardo Boff (1986) que explica que a teologia da libertação surgiu ouvindo o “grito do oprimido”, para os pobres, mulheres, índios, negros, estigmatizados pela discriminação, os ecossistemas e a Terra. Nesse diapasão, o presente manuscrito visa compreender como a teologia da libertação se engaja para o desenvolvimento do indivíduo de forma honrada e humanizadora, e também será uma oportunidade para o pesquisador descrever práticas libertadoras baseadas nessa teologia que originaram projetos como as Comunidades Eclesiais de Base.
References
BOFF, L. A Igreja se fez Povo. São Paulo: Vozes,1986.
______. Contribuição da eclesiogênese brasileira à Igreja universal. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 81-82.
______. Igreja, carisma e poder: ensaios de eclesiologia militante. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.
PORTILLA, M. L. A Visão dos vencidos: a tragédia da conquista narrada pelos astecas. Porto Alegre: L&PM, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.