O conceito “ausente” à Althusser: A “experiência” thompsoniana de frente à matéria-prima da produção de conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10563Palabras clave:
Louis Althusser; E.P. Thompson; Epistemologia; Teoria da história.Resumen
Partindo da hipótese de que Althusser não tenha respondido a crítica em sua controvérsia com E.P. Thompson em razão da forma que este o tratou, buscamos demonstrar que seria possível para Althusser (ou seus seguidores) engajar no debate contra seu crítico dando, assim, alguma credibilidade para essa hipótese Ao longo do artigo presentamos a descrição de Thompson da primeira Generalidade althusseriana, pois é aí que ele apresentará a categoria de experiência e a questão da matéria-prima. Abordaremos, também, alguns dos argumentos da crítica relacionados à epistemologia e a esta Generalidade, fazendo um convite ao leitor para que tome esta controvérsia a sério. E, ao fim fazemos um paralelo entre o conceito de experiência de Thompson e as dinâmicas da ideologia segundo Althusser, demonstrando que a vida dos homens e mulheres como estes a experienciam não estão ausentes na posição filosófica althusseriana, mas sim nos laboratórios dos cientistas.
Citas
AARONS, Brian. Science or Pseudo-Science-Althusser & Marxism. Australian Left Review, v. 1, n. 39, p. 7-16, 1973.
ALTHUSSER, Louis. Elementos de Autocrítica. Tradução de Antônio Roberto Neiva Blundi. In: Posições I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.
ALTHUSSER, Louis. De O Capital à Filosofia de Marx. In: Ler O Capital. Volume I. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979a.
ALTHUSSER, Louis. O Objeto de O Capital. In: Ler O Capital. Volume II. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979b.
ALTHUSSER, Louis. A corrente subterrânea do materialismo do encontro. Tradução de Mônica G. Zoppi Fontana. Crítica, 2005.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a Reprodução. 2 ed. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
ALTHUSSER, Louis. Iniciação à Filosofia Para os Não Filósofos. Tradução de Rosemary Costhek Abilio. São Paulo; Editora WMF Martin Fontes, 2019.
AMADEO, Javier. Notas sobre o marxismo: a tradição ocidental. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
ANDERSON, Perry. Teoria, Política e História: Um debate com E.P. Thompson. Tradução de Marcelo Cizaurre Guirau. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018.
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o Marxismo Ocidental/ Nas trilhas do Materialismo Histórico. São Paulo: Boitempo, 2019,
BACHELARD, Gaston. A formação do espirito cientifico: contribuição para uma psicanalise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BADIOU, Alain. Sur une page des marges du Capital. (S/d) Disponível em:https://www.imec-archives.com/matieres-premieres/papiers/althusser/sur-une-page-des-marges-du-capital.com) (acesso: 11/10/2023).
BALIBAR, Etienne. Philosophy and the Frontiers of the Political. A biographical-theoretical interview with Emanuela Fornari. Iris. European Journal of Philosophy and Public Debate 2 (3):23-64, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Para que serve a sociologia? Diálogos com Michael Hviid Jacobsen e Keith Tester. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
COSTA NETO, Pedro Leão da. A ideia de História e Oriente no último Marx. In: Marxismo e Oriente: Quando as periferias tornam-se os centros. DEL ROIO, Marcos (org.) São Paulo: ícone, 2008.
DUROUX, Yves. A Passagem dos tempos. In: LASOWSKI, Aliocha Wald. Por Althusser. Tradução de Laurent de Saes. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
ELLIOTT, Gregory. Althusser: The detour of theory. Leiden/Boston: Brill, 2006.
ENGELS, Friedrich. anti-Dühring: A revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2015.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. 2 ed. Tradução de Cezar Augusto Mortari. São Paulo: UNESP, 2011.
HIRST, Paul. The necessity of theory, Economy and Society, 8:4, 417-445, 1979.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2018.
LATOUR, Bruno. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: editora UNESP, 2000.
LATOUR, Bruno. A invenção das guerras na Ciência: o acordo de Sócrates e Calicles. In: A Esperança de Pandora: Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. Bauru-SP: EDUSC, 2001.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social. Salvador - BA: Ed. UFBA, 2012; Bauru - SP: EDUSC, 2012.
LATOUR, Bruno. Cogitamus: Seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.
LECOURT, Dominique. A Filosofia das Ciências. São Paulo: Ideias & Letras, 2018.
LENIN, Vladimir Ilich. Que Fazer? A organização como sujeito político. Tradução de Rubia Prates Goldoni. São Paulo: Martins, 2006.
MAO, Zedong. A propósito dos meios de direção. In: Mao Zedong e a revolução chinesa: Métodos de direção e desafios da transição ao socialismo. STÉDILE, Miguel Enrique (org.). Tradução de Andrea Piazarolli Longobardi. São Paulo: Expressão Popular, 2019, p. 117-126.
MARSTUCELLI, Danilo Enrico. Prefácio à Edição Brasileira. In: ANDERSON, Perry. Teoria, Política e História: Um debate com E.P. Thompson. Tradução de Marcelo Cizaurre Guirau. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. 2 ed. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. 2 ed. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2013
RANCIÈRE, Jacques. Althusser's Lesson. Translated by Emilliano Battista. London/New York: Continuum, 2011.
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. Tradução de Max Altman. São Paulo: Editora 34, 2002.
STOLZE, Ted. Deleuze and Althusser: Flirting with Structuralism, Rethinking Marxism, 10:3, 51-63, 1998.
TAVARES LIRA, Nícolas. Ler o Por Marx: A invenção de uma cultura política marxista para a França na obra de Louis Althusser (1960-1965). Monografia. Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras-PB, 2022.
TAVARES LIRA, Nícolas. A Pangeia Epistemologia: Fronteiras que (não) demarcam os estudos sobre a ciência. In: X semana da filosofia “Para onde a filosofia no Brasil quer nos levar?”. Campina Grande-PB, 2023.
TERRAY, Emmanuel. O marxismo como pensamento do risco e da aposta. In: LASOWSKI, Aliocha Wald. Por Althusser. Tradução de Laurent de Saes. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
THOMPSON, Edward Palmer. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução de waltensir dutra. Rio de janeiro: Zahar, 1981.
VENTURINI, Tommaso. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. Public understanding of science, v. 19, n. 3, p. 258-273, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Nícolas Tavares Lira , José Otávio Aguiar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.