Um diálogo entre cinema e direito: direitos humanos para ensinar-aprender. Lendo o mundo - lendo a palavra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10716

Palabras clave:

Filmes; Jurídico; Sociedade.

Resumen

É na articulação entre autores como Foucault, Nietzsche, Freire e Deleuze que o objetivo é analisar três filmes em suas condições de emergência com os quais fazem críticas sociais relacionadas, além do campo jurídico, são eles “Carandiru”, “Mar Adentro ” e “Gabriela”. Para isso, assumiremos um tom descritivo-interpretativo a respeito das materialidades imaginárias, bem como proporemos um aparato teórico que embasa esta pesquisa. Esses filmes baseiam-se na criação de uma nova realidade jurídica e na execução de projetos e sonhos que se concretizam no dia a dia.

Citas

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco -Política. México: Porrúa , 2004.

BARREIRA, l. AF Este objeto Movimentos Urbanos: novas e novas querelas. Rev. de C. Sociais, Fortaleza, v. 20-21, não. 1-2, pág. 61-72, 1989-1990.

CASABONA, CMR Biotecnologia, direção e bioética. Belo Horizonte: Del Rey e PUC Minas, 2002.

CAMPI, S. Valor intrínseco da vida e da autonomia: reflexões sobre a eutanásia. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1995.

DINIZ, D. Quando a morte é um ato de cuidado: obstinação terapêutica em crianças. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, não. 8, pág. 1741-1748, 2006.

FOUCAULT, M. Monitorar e punir: História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2004.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. v. 1: Uma vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

FOUCAULT, M. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert e RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 253-278.

FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud, Marx. Nietzsche – Cahiers de Royaumont – Filosofia , n. VI, 1967.

FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira-a . 3ª edição. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

LEAL, V. Conceituação e consequências do “coronelismo”. Sinais de crise sistêmica: perspectivas. In: MENEZES, D. (Org.). O Brasil no pensamento brasileiro. Brasília: Senado Federal, 1998.

NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia (GT/NT). São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NOGUEIRA, C. Um novo olhar sobre as relações sociais de gênero: feminismo e perspectivas críticas em psicologia social. Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

PAZ, R. Ou sensação de morrer com dignidade. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 3, pág. 1-28, 2008.

PÉREZ, C. J. Direito e Literatura. Ius fugit Revista interdisciplinar de estudos histórico-jurídicos, 19, p. 359-361, 2016.

RABINOVICH-BERKMAN, R.D. Como foram feitos os direitos humanos? Uma viagem pela história dos principais direitos das pessoas. Buenos Aires: Didot , 2013-2017, 2 vols.

RABINOVICH-BERKMAN, R.D. Uma viagem pela história do direito. Buenos Aires: Quórum, 2002.

RABINOVICH-BERKMAN, R.D. Darwin e os Direitos Humanos. In: PE Slavin e FJ Bariffi ( Comps .). Estado, democracia e direitos humanos. Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2009, p. 175-190.

RIBAYA, B. Algumas questões sobre Direito e Cinema. Anuário de Filosofia do Direito, 26, p. 219-230, 2009.

SAMPEDRO, R. Cartas do inferno. Tradução Lea Zylberlicht . São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2005.

TEJO, A. de L. Vida social da Caatinga. In: MENEZES, D. (Org.). O Brasil no pensamento brasileiro. Brasília : Senado Federal, 1998.

ZAFFARONI, E. Direitos humanos e sistemas penais na América Latina. In: L. Hulsman , R. Bergalli , J. Joung , A. Recasens, E. Zaffaroni, R. Van Swaaningen , & N.Christie ( Orgs .). Criminologia crítica e controlo social – 1. O poder punitivo do Estado. Rosário: Editorial Juris , 1993, p. 63-74.

ZAFFARONI, E. O inimigo no Direito Penal. EDIAR: Buenos Aires, 2012.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Junior, F. O. C. (2024). Um diálogo entre cinema e direito: direitos humanos para ensinar-aprender. Lendo o mundo - lendo a palavra . Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(3), 3702–3710. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10716