PNAE: um panorama acerca da alimentação ofertada no município de Pombal
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10849Palabras clave:
Alimentação, Crescimento, Educação, SaúdeResumen
Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca-se que envolve o repasse financeiro do governo federal para cobrir as despesas com alimentação discente das escolas por ele alimentadas. Essa medida consiste em fortalecer e aprimorar hábitos alimentares saudáveis, sobretudo o rendimento escolar. Frente ao que traz a Resolução CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020 que determina tal direcionamento, este estudo reflete sobre como ocorre essa escolha nutricional, seus encaminhamentos para a melhor oferta pelo Programa. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório-reflexivo, de cunho quantitativo, sobre essa escolha alimentar e com o demonstrativo do que representa essa escolha em um município paraibano. Para tal abordagem, foi escolhido o município de Pombal na região do sertão do estado, e determinado como período de análise os anos de 2021 e 2022 em virtude do momento de pobreza e fome que o Brasil vem atravessando, mas, com valorização da educação. A população de pesquisa foi representada pelos contratos apresentados pelo município que determinam as compras efetuadas, e a amostragem referente aos anos propostos. Nessa perspectiva os dados foram apresentados em gráficos e tabelas, de forma descritiva, com representação percentual desses achados, E a análise foi ancorada à luz da literatura que envolve a temática em portais científicos. Os resultados demonstram um município preocupado em atender os determinantes do Programa, evidenciando excelentes resultados no âmbito escolar e no contexto da agricultura por se apropriar de maneira positiva dos produtos agrícolas da região, com necessidade de melhoria para o perfil de gênero sugerido. Seguindo esse resultado, ficou clara a importância de seguir à diante com a proposta de construir uma cartilha que apoiará pedagogicamente a partir da interdisciplinaridade o ensino da matemática (Em unidades escolares e laboratórios de informática), orientando os educandos na confecção de figuras (gráficos e tabelas), e permitindo à comunidade conhecer a importância do PNAE implantado no município.
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