Formação de professores/as no Brasil e as desigualdades sociais nos contextos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11184Palabras clave:
Formação de Professores/as, Tecnologias Digitais, EscolaResumen
A formação de professores no Brasil é foco de debates acadêmicos, políticos e sociais, uma vez que, a formação profissional do professor/a é um dos pilares para o sistema educacional brasileiro. Junta-se a esse contexto, de formação profissional, os avanços tecnológicos ligados a informação e comunicação, bem como os processos de conectividade via Internet, especialmente após a pandemia por Covid-19. O presente estudo tem como objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a formação de professores/as e as desigualdades sociais nos contextos das TDICs. Para alcance deste, faz-se uso da abordagem qualitativa, realizando assim uma pesquisa de tipo bibliográfica. Pode-se considerar que o abrupto contexto de utilização das TDICs durante a pandemia por Covid-19, desvelou as desigualdades sociais no que tange a universalização do acesso à Internet, bem como equipamentos eletrônicos que possibilitam as conexões com as redes de Internet. Também mostrou os problemas relacionados a formação de professores frente da utilização das TDICs nos contextos educacionais. Considera-se que a formação de professores/as inicial e continuada deve proporcionar uma qualificação profissional que contemple o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito do processo de ensino e aprendizagem.
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