Formação de professores/as no Brasil e as desigualdades sociais nos contextos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11184

Palavras-chave:

Formação de Professores/as, Tecnologias Digitais, Escola

Resumo

A formação de professores no Brasil é foco de debates acadêmicos, políticos e sociais, uma vez que, a formação profissional do professor/a é um dos pilares para o sistema educacional brasileiro. Junta-se a esse contexto, de formação profissional, os avanços tecnológicos ligados a informação e comunicação, bem como os processos de conectividade via Internet, especialmente após a pandemia por Covid-19. O presente estudo tem como objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a formação de professores/as e as desigualdades sociais nos contextos das TDICs. Para alcance deste, faz-se uso da abordagem qualitativa, realizando assim uma pesquisa de tipo bibliográfica. Pode-se considerar que o abrupto contexto de utilização das TDICs durante a pandemia por Covid-19, desvelou as desigualdades sociais no que tange a universalização do acesso à Internet, bem como equipamentos eletrônicos que possibilitam as conexões com as redes de Internet. Também mostrou os problemas relacionados a formação de professores frente da utilização das TDICs nos contextos educacionais.  Considera-se que a formação de professores/as inicial e continuada deve proporcionar uma qualificação profissional que contemple o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Analina Lima Sales, Universidade Federal do Cariri

Professora de Geografia formada pela URCA, especialista em Geografia, meio ambiente e sustentabilidade (FAVENI). Especialista em geografia e meio ambiente (URCA). Atuante na escola pública de ensino fundamental anos finais- E.E.F.T.I Padre Cristiano Coelho em Nova Olinda, CE. Coordena projetos interdisciplinares e aulas de campo, com intuito de maximizar o potencial de aprendizagem. Professora na E.E.F.T.I Dona Odorina Castelo Branco Sampaio. Mestranda em desenvolvimento regional sustentável, PRODER- (UFCA).

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Sales, A. L., Gomes Filho, A., & Gomes, Érika R. (2025). Formação de professores/as no Brasil e as desigualdades sociais nos contextos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 189–194. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11184

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