Mudanças metodológicas nos docentes para a formação de acadêmicos no âmbito profissional 4.0: A 4ª Revolução Educacional

Autores/as

Resumen

As constantes mudanças que o mundo viveu nas últimas décadas, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento científico e tecnológico, com significativa transformação da base econômica, não têm sido assimiladas significativamente pelas instituições formadoras de professores, no sentido de propor e oferecer uma formação inicial mais articulada com as transformações da sociedade. Se não houver constante qualificação docente, o professor pode perder o entusiasmo pela profissão. Acredita-se que sem a realização de estudos sistemáticos com vista ao desenvolvimento profissional, o professor não consegue estabelecer e manter a capacidade de analisar as mudanças educativas, além de ter dificuldade de adaptar-se às novas exigências da educação contemporânea. O presente estudo abordará mudanças mundiais para formação dos profissionais da indústria 4.0, bem como conhecer as metodologias aplicadas pelos docentes nessa formação. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral: Entender como essas metodologias podem influenciar para formação do profissional capacitado à indústria 4.0. E os objetivos específicos: Conhecer as metodologias aplicadas pelos professores universitários na formação desses profissionais; descrever como 4ª revolução industrial influencia a formação dos alunos; descrever as competências necessárias que os alunos precisam ter para estarem aptos a adentrar no mercado de trabalho. Explicar como essas metodologias podem influenciar na formação de profissionais capacitados à indústria 4.0; propor as alterações necessárias para atualização das metodologias dos docentes em prol de uma educação que responda as demandas do mercado na 4ª revolução industrial.

 

Biografía del autor/a

Mônica Barbosa de Sousa Freitas, Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF

As constantes mudanças que o mundo viveu nas últimas décadas, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento científico e tecnológico, com significativa transformação da base econômica, não têm sido assimiladas significativamente pelas instituições formadoras de professores, no sentido de propor e oferecer uma formação inicial mais articulada com as transformações da sociedade. Se não houver constante qualificação docente, o professor pode perder o entusiasmo pela profissão. Acredita-se que sem a realização de estudos sistemáticos com vista ao desenvolvimento profissional, o professor não consegue estabelecer e manter a capacidade de analisar as mudanças educativas, além de ter dificuldade de adaptar-se às novas exigências da educação contemporânea. O presente estudo abordará mudanças mundiais para formação dos profissionais da indústria 4.0, bem como conhecer as metodologias aplicadas pelos docentes nessa formação. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral: Entender como essas metodologias podem influenciar para formação do profissional capacitado à indústria 4.0. E os objetivos específicos: Conhecer as metodologias aplicadas pelos professores universitários na formação desses profissionais; descrever como 4ª revolução industrial influencia a formação dos alunos; descrever as competências necessárias que os alunos precisam ter para estarem aptos a adentrar no mercado de trabalho. Explicar como essas metodologias podem influenciar na formação de profissionais capacitados à indústria 4.0; propor as alterações necessárias para atualização das metodologias dos docentes em prol de uma educação que responda as demandas do mercado na 4ª revolução industrial.

Citas

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Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Nóbrega, J. C. da S., & Freitas, M. B. de S. (2020). Mudanças metodológicas nos docentes para a formação de acadêmicos no âmbito profissional 4.0: A 4ª Revolução Educacional. Revista Brasileira De Filosofia E História, 9(1), 102–109. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/8353

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