Agroindústria laticínio Belo Vale - ISIS
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.11093Palavras-chave:
Sustentabilidade; Recursos; Laticínio.Resumo
O artigo discute os princípios de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ressaltando sua importância para uma coexistência harmoniosa entre o ser humano e o ambiente natural. A sustentabilidade diz respeito à habilidade de prosseguir com atividades sem danificar os recursos naturais, enquanto o desenvolvimento sustentável engloba mudanças socioeconômicas que equilibram o crescimento econômico, a inclusão social e a conservação do meio ambiente. A pesquisa concentra-se no papel do Laticínio Belo Vale, conhecido em todo o país pela marca "ISIS", destacando sua importância econômica e social no semiárido da Paraíba, através da criação de postos de trabalho e do suporte a pequenos produtores de leite. Ressalta-se o percurso da companhia desde sua criação em 1993, sua expansão e investimentos em inovação tecnológica. Adicionalmente, são destacadas ações de responsabilidade ambiental, tais como a reutilização de recursos e a preservação da vegetação nativa.
Referências
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceito, modelos e instrumentos. São Paulo, Editora Saraiva, 2006.
FIORILLO, C. A. P. Curso de direito ambiental brasileiro. Saraiva Educação SA, 2021.
Germano, A. et al. Contribuição das tecnologias da indústria 4.0 para a sustentabilidade: uma revisão sistemática. Palabra Clave (La Plata), v. 11, n. 1, e142, 2021.
GOMES, M. F.; FERREIRA, L. J. Políticas públicas e os objetivos do desenvolvimento sustentável. Direito e Desenvolvimento, v. 9, n. 2, p. 155-178, 2018.
LEÃO, B. L. F. A Distribuição Física De Produtos Como Recurso Competitivo: Uma Análise Na Empresa De Laticínios. Disponível em < https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5274> Acesso em 18 de abr. de 2024.
MACIEL, H. L. C. Análise Da Percepção Dos Gestores Acerca Das Práticas De Gestão Ambiental: Um Estudo Na Indústria Laticínio Belo Vale – Isis Em Sousa – Pb.
Disponível em < http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/15513> Acesso em 18 de abr. de 2024.
MATIAS, T. P.; MASTEGHIN, L. T.; IMPERADOR, A. M. A sustentabilidade Ambiental: da utopia à emergência. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 160-174, 2020.
SILVA, J. M. da. Circuito espacial da produção de laticínios e o uso do território: atuação do Laticínio Belo Vale - Isis- João Pessoa, 2021. Disponível em < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25115> Acesso em 18 de abr. de 2024.
SIRVINSKAS, L. P. Manual de direito ambiental. Saraiva Educação SA, 2021.
VAN WYNSBERGHE, A. Sustainable AI: AI for sustainability and the sustainability of AI. AI and Ethics, v. 1, n. 3, p. 213-218, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayane Rodrigues Simões, Walace Ruan Nobre Pereira, Artur Vitor Meneses Batista, Roberta Leonor Barros Bezerra, Annelyse Esequiel de Lucena Neves, Patrícia Fernandes Forny, Francisco Ricardo Resende da Nóbrega, Hellita do Nascimento Fernandes, João Marcos Batista Gomes de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.