Educação e fraternidade: eixos norteadores da liberdade Humana
Resumo
O presente artigo relata como a educação e a fraternidade podem caminhar lado a lado. O objetivo possibilitará reflexões acerca do tema da campanha da fraternidade do ano de 2022, com destaque para a temática Fraternidade e Educação. A pesquisa bibliográfica aponta para a descrição dos saberes norteadores da liberdade humana, saberes esses inerentes à vida sábia, fraterna e humanizante. O procedimento metodológico utilizou de interpretações de autores que pesquisam acerca da educação fraterna e humanizante. A vida em fraternidade proporciona a dignidade humana. Refletir sobre a campanha da fraternidade proporciona a compreensão da educação, interpretada não apenas sendo um dever da escola, como função de transmitir conteúdos, ou preparação para o trabalho. A campanha da fraternidade propicia pensar que educar não é um ato isolado, limitando-se apenas ao contexto escolar. A educação é o processo pelo qual os indivíduos buscam sua ascensão. É através da educação que os sujeitos se reconhecem como transformadores da vida em sociedade. As mudanças na educação corroboram para novas posturas das classes sociais, fortalecendo os vínculos com o processo de transformação dos sujeitos. A educação possibilita mudanças no comportamento dos sujeitos, auxiliando no seu processo intelectual, cultural e social. A perspectiva de uma educação humanizante perpassa pela necessidade de mudanças na sociedade, exigindo posturas sábias capazes de transformar os sujeitos para uma educabilidade libertadora, humana e fraterna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.