Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7544Palavras-chave:
Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.Resumo
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina.
Downloads
Referências
BARRETO, Claudia Marcia Borges; TEIXEIRA, Gerlinde Agate Platais Brasil. Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510/968>. Acessos em: 19 ago. 2019. http://dx.doi.org/10.3895/S1982-873X2013000100001.
BOTELHO, Laís Vargas et al. Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: <https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1140/836>. Acesso em: 16 dez. 2019. https://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140
BRASIL. República Federativa do Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil03/leis/L9394.htm . Acesso em: 16 dez. 2019.
BRIGHENTI, Josiane; BIAVATTI, Vania Tanira; DE SOUZA, Taciana Rodrigues. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 281-304, 2015. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n3p281>. Acesso em: 16 dez. 2019. https://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p281
DUMINELLI, Meline Vitali et al. Metodologias ativas e a inovação na aprendizagem no ensino superior. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3965-3980, 2019. Disponível em: http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1570/1449. Acesso em: 16 dez. 2019.
DA CUNHA JÚNIOR, Fernando R.. Atividades de monitorias: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. São Paulo: Educ. Pesqui., v. 43, p. 681-694, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-43-3-0681.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201707154754
NUNES, Vicente Willians do Nascimento; BESSA, Rosimar Couto. Metodologias ativas apoiadas por recursos digitais: usando os aplicativos Prezi e Plickers. Challenges 2017, p. 25, 2018.
EISENKRAEMER, Raquel Eloísa. Uso de testes como oportunidade de aprendizagem: uma avaliação do efeito de testagem e reminiscência em crianças. Psicologia. 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10923/5536>. Acesso em: 15 ago. 2019.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Rio Grande do Sul: Pro-Posições, v.27, n.1 (79), p. 133-153, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000100133&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 16 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607908
SANTA-ROSA, José Guilherme; STRUCHINER, Miriam. Tecnologia educacional no contexto do ensino de histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 289-298, 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200020&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 24 ago. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000200020
VASCONCELOS, Daniel Fernando Pereira; VASCONCELOS, Any Carolina Cardoso Guimarães. Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 132-137, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100019&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 23 ago. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000100019
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess