Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
Abstract
O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess