Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas

Authors

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Abstract

O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

 

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University  (USA)

 

Published

2015-02-09

How to Cite

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(4), 18–28. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193

Most read articles by the same author(s)