Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas

Autores/as

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumen

O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

 

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University  (USA)

 

Publicado

2015-02-09

Cómo citar

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(4), 18–28. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193

Artículos más leídos del mismo autor/a