Planejamento e avaliação na realidade escolar
Abstract
Planejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados. É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade. Para tanto, é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem. Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade; conteúdos, conjunto de conhecimentos. Sendo que para selecioná-los é preciso obedecer os critérios de validade, utilidade e possibilidade; procedimentos de ensino, resultados, sendo conhecido também como controle de qualidade. O objetivo primordial desta é resgatar o valor do planejamento para se obter êxito em educação, ressaltando a definição e planejamento, suas etapas de elaboração e seus componentes básicos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, porém, as experiências docentes e discentes são valorizadas e destacadas, com o único propósito de enriquecimento desta. Conclui-se que o trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação, ajuda a prever e superar dificuldades, contribui para a concretização dos objetivos propostos com economia de tempo e eficiências da ação docente.
Palavras-Chave: Planejamento de ensino. Avaliação. Educação. Ação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess