Planejamento e avaliação na realidade escolar

Autores/as

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumen

Planejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados. É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade. Para tanto, é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem. Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade; conteúdos, conjunto de conhecimentos. Sendo que para selecioná-los é preciso obedecer os critérios de validade, utilidade e possibilidade; procedimentos de ensino, resultados, sendo conhecido também como controle de qualidade. O objetivo primordial desta é resgatar o valor do planejamento para se obter êxito em educação, ressaltando a definição e planejamento, suas etapas de elaboração e seus componentes básicos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, porém, as experiências docentes e discentes são valorizadas e destacadas, com o único propósito de enriquecimento desta. Conclui-se que o trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação, ajuda a prever e superar dificuldades, contribui para a concretização dos objetivos propostos com economia de tempo e eficiências da ação docente.

 

Palavras-Chave: Planejamento de ensino. Avaliação. Educação. Ação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas; Especialização em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos; Mestrando no curso de Mestrado Internacional em Educação pela Florida Christian University em Orlando – Flórida – USA.

Publicado

2015-02-15

Cómo citar

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). Planejamento e avaliação na realidade escolar. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(3), 20–27. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3203

Artículos más leídos del mismo autor/a